Acordos nos Juizados Especiais Cíveis, no Rio, chegam a 60%

Compartilhe

As audiências de conciliação nos Juizados Especiais Cíveis do Rio deverão ser encerradas às 16 horas de hoje (dia 8 de dezembro), data em que se comemora o Dia da Justiça e o Dia Nacional da Conciliação. Embora não haja expediente forense, as partes foram convocadas a comparecer no Fórum Central do Rio, na Avenida Erasmo Braga, 115 para as audiências. Mais de 50 juízes de Direito, cerca de 50 juízes leigos, cinco defensores públicos e dezenas de conciliadores participam do movimento pela conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça.

Desde as 9 horas, seis Juizados Especiais Cíveis realizam audiências a fim de incentivar o acordo entre as partes. Segundo o juiz José Guilherme Vasi Werner, da Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis do Rio e coordenador do Movimento pela Conciliação na Justiça Fluminense, os acordos nas audiências de hoje aumentaram em cerca de 60%. Geralmente, das audiências realizadas nos juizados apenas 20% tinham conciliação.

"É muito significativo que no Dia da Justiça, que até então era feriado, estejamos trabalhando em defesa do que é fundamental para a Justiça: a conciliação", afirmou o juiz Vasi Werner. Segundo ele, as audiências convocadas para hoje, no Dia Nacional da Conciliação, são referentes a relações de consumo. (Assessoria de Comunicação TJRJ)