Ações do TJDFT melhoram o acesso à Justiça e reduzem impacto no meio ambiente

Compartilhe

O Pl a no de Gestão do Biênio (2008-2010) do Tribunal de Justiça do Distrito federal e Territórios (TJDFT) atingiu, no mês de março de 2010, o percentual total de 88% de execução e com a conclusão de mais quatro projetos institucionais. As ações contribuíram para aprimorar os serviços prestados ao jurisdicionado, modernizar o TJDFT e reduzir o impacto ambiental.

O Projeto de Implementação da Audiência Interdisciplinar Protetiva à Vítima (Proaip) oferece ambiente privilegiado e profissionais capacitados para auxiliar o magistrado na coleta do depoimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual Em 22 de março, foi realizada a primeira audiência interdisciplinar protetiva à vítima. Com a utilização das  a udiências  protetivas, o TJDFT entra para o seleto grupo de tribunais brasileiros e internacionais que oferecem um serviço que cuida da saúde emocional das vítimas.

Outra ação de relevo foi o Projeto de Redução do Consumo de Combustíveis Fósseis Poluentes (Pfossil), idealizado para reduzir o impacto ambiental do  t ribunal. Para isso, foram comprados 78 veículos novos, mais econômicos e menos poluentes, dentre eles carros flex e ônibus com tecnologia moderna e menos agressiva ao meio ambiente. A mudança proporcionou uma redução de 17% no consumo de gasolina e de 12% no consumo de óleo diesel. Além disso, futuramente, os novos veículos permitirão uma redução acima de 10% nas despesas com combustíveis e acima de 30% com manutenção.

Na área de modernização tecnológica, o TJDFT concluiu o Projeto de Ampliação e Atualização das Redes de Voz e Dados do TJDFT (Proamp). Por meio dele, foi possível ampliar, atualizar e racionalizar as redes de voz e de dados na sede e nas circunscrições do TJDFT, de modo a aumentar o acesso aos recursos de telecomunicações e garantir 99% de disponibilidade. Assim, o Proamp deu suporte a outras iniciativas de modernização tecnológica, como o  juizado  especial  digital e as  tele- audiências  judiciárias.

O TJDFT concluiu ainda o Projeto de Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade com Certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR ISO 9001:2000. Isso quer dizer que agora o  tribunal conta com mecanismos eficientes e eficazes de padronização para a implantação e manutenção da qualidade em relação a duas rotinas específicas da 2ª  instância:  recurso e  feito  originário. Com isso, houve um maior controle dos prazos processuais, aplicação de ações corretivas apropriadas e atendimento às normas regulamentares, contribuindo para a garantia contínua da eficiência dos serviços prestados pela Casa. A sigla “ISO” refere-se a “International Organization for Standardization”, que abrange mais de 140 países. A expressão ISO 9000 envolve um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações.

 

Fonte: TJDFT