O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) chegou ao primeiro lugar no alcance da Meta 10 na Justiça Trabalhista. O objetivo é identificar e reduzir o acervo de processos dos maiores litigantes. No índice geral das metas nacionais da Justiça do Trabalho, a corte ocupa o sexto lugar entre 24 tribunais. Os dados foram divulgados na terça-feira (3/11) em evento interno.
O resultado foi apresentado na terceira reunião do ano para avaliar o plano estratégico. Os dados são da base do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que criou o índice de alcance dos objetivos. No cálculo, o valor máximo é de 72 pontos, dos quais do TRT-SC obteve 50 — a sexta posição nacional.
A Meta 10 da Justiça do Trabalho busca baixar em 10% o acervo dos 10 maiores litigantes até 2020, com base no estoque de 2014. Em menos de um ano, o TRT-SC diminuiu em 66%. Já na meta de identificar e julgar em 2015 as ações coletivas distribuídas no 1º grau até 2012, o tribunal cumpriu 96,12% dela, com 223 processos julgados — acima da média do país, de 89%. Em conciliações, a meta prevê o aumento de 1% ante o índice nos últimos dois anos. Embora até setembro o TRT não tenha conseguido cumpri-la, assim como outras 19 cortes, o tribunal possui o segundo melhor índice da Justiça do Trabalho.
Fonte: TRT-SE