Acadêmicos visitam prédio do Fórum dos Juizados

Compartilhe

Recentemente, acadêmicos do curso de Direito do Amapá participaram de visita orientada ao prédio do Fórum dos Juizados Virtuais Cíveis da Comarca de Macapá. A visita faz parte das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de  Prática Jurídica, da Faculdade de Macapá, que buscou a parceria da  Justiça Amapaense para possibilitar aos acadêmicos a oportunidade de  conhecer um pouco mais sobre as atividades desse verdadeiro laboratório  judicial de inovações.  

A atividade teve por objetivo conhecer as novas dependências  do órgão judicial, as Varas  existentes, forma de trabalho, bem como conhecer a nova ferramenta para  acesso ao sistema de Processo Virtual. Os acadêmicos também participaram de uma palestra ministrada pela Juíza de Direito da Vara do Juizado da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Eleusa da Silva Muniz, que representou a diretoria do Fórum.

A magistrada recepcionou os estudantes e explanou sobre essa nova modalidade de acesso à Justiça, acolhendo e dando boas vindas aos presentes. Ela também ressaltando a importância desse tipo de atividade, pois fomenta no acadêmico a busca pelo conhecimento.

Os estudantes assistiram, ainda, a uma breve explanação sobre as diferenças entre os procedimentos das Varas do Juizado Especial Cível Virtual, do Juizado Especial da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e do  Juizado Fazenda Pública, ministrada pelas servidoras Sônia Regina dos  Santos Ribeiro e Mariana Costa Araújo Carneiro. Em seguida, os acadêmicos foram acompanhados em visita aos cartórios judiciais, e ainda observaram alguns advogados peticionando eletronicamente no TUCUJURIS WEB, bem como os servidores atuando nos processos e sua movimentação inicial, como forma de se comprovar a facilidade, rapidez e segurança  do sistema.

Os estudantes do Curso de Direito aproveitaram a visita para percorrer secretarias, gabinetes, e assessorias do Fórum, onde puderam conversar com magistrados, assessores e servidores e conhecer um pouco mais sobre as atividades desse verdadeiro laboratório judicial de inovações. A atividade desenvolvida com os estudantes serve para cumprimento da Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que  propõe a implantação, pelos Tribunais, de pelo menos um programa de  esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder  Judiciário.

Do TJAP