Abril Verde: CNJ apoia campanha por segurança e saúde no ambiente de trabalho

Você está visualizando atualmente Abril Verde: CNJ apoia campanha por segurança e saúde no ambiente de trabalho
Fachada do CNJ iluminada em alusão ao Abril Verde para Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais. Foto: Romulo Serpa/Ag. CNJ.
Compartilhe

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, recebeu, nesta nesta terça-feira (23), o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes, para reforçar o apoio do CNJ à campanha Abril Verde, que busca conscientizar e engajar a sociedade em medidas que asseguram a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.

Durante o encontro, o presidente do TST destacou a atuação da Justiça do Trabalho no Programa Trabalho Seguro, que visa à formulação e à implementação de projetos e ações com foco na prevenção de acidentes de trabalho e no fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. “É louvável ver o CNJ apoiando essa campanha e demonstrando seu compromisso com a segurança e a dignidade dos trabalhadores brasileiros. A iluminação do prédio na cor verde como forma de apoio à causa é um gesto simbólico, porém significativo, que certamente contribui para ampliar a visibilidade e a importância desse tema. A segurança no trabalho é um direito fundamental e é fundamental que todos os setores da sociedade estejam engajados nessa causa”, frisou Bentes.

Conselheiro Alexandre Teixeira; presidente do TST, ministro Lélio Bentes; presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso; ministro do TST Alberto Balazeiro; e a subprocuradora-geral do trabalho Ileana Neiva Mousinho. Foto: Romulo Serpa/Ag. CNJ.

O ministro do TST Alberto Balazeiro, coordenador nacional do Programa Trabalho Seguro, também esteve presente na ocasião. De acordo com o SmartLab – Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, foram notificados quase 613 mil acidentes de trabalho no Brasil em 2022, dos quais 2.538 resultaram em mortes.

O conselheiro do CNJ, Alexandre Teixeira, que é desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1.ª Região (RJ), afirma que “os dados sobre segurança no trabalho acendem alertas sobre a necessidade de apoio em ações que fortaleçam as estruturas do poder público, agências de fiscalização e todos os atores envolvidos no tema, a fim de garantir a segurança de milhões de trabalhadoras e trabalhadores em nosso país”.

O prédio do CNJ está iluminado de verde como parte das atividades do movimento Abril Verde. O mês foi escolhido para dar ênfase ao tema por duas datas significativas: o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, em 28 de abril.

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais