Palmas realiza curso de formação de conciliadores voluntários

Você está visualizando atualmente Palmas realiza curso de formação de conciliadores voluntários
Compartilhe
Teve início na segunda-feira (17/11), no auditório do Tribunal do Juri do Fórum de Palmas (TO), o Programa de Formação de Conciliadores Voluntários que atuarão como conciliadores durante as atividades da IX Semana Nacional da Conciliação, realizada pelo Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO) por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). O coordenador da Central de Conciliação de Palmas, juiz Nelson Coelho Filho, abriu oficialmente o evento. “Desde 2008, tentamos difundir essa prática. A conciliação e a mediação são alternativas para resolver muitos conflitos”, afirmou.

A Semana Nacional da Conciliação consiste na disponibilização de todos os recursos do Poder Judiciário do estado do Tocantins para auxiliar pessoas a construírem consenso sobre a desavença que as levaram ao Judiciário. O objetivo principal é difundir a conscientização da conciliação para a solução dos conflitos e aproximar a sociedade da Justiça. Na oportunidade, foi apresentado o vídeo de divulgação da Semana Nacional da Conciliação, produzido pela Diretoria de Comunicação do TJTO e Esmat com a participação do juiz Gilson Coelho Valadares e da servidora Andréia Marinho.

Coordenador estadual do Movimento pela Conciliação, o juiz Gilson Valadares falou sobre a importância da conciliação pré-processual. Ele convidou os conciliadores voluntários a se doarem ao próximo e aconselhou serem assertivos na solução dos problemas. Dando início ao Programa de Formação de Conciliadores Voluntários, Fernanda Tartuce, doutora em Direito Processual, medidadora e autora de obras jurídicas, realizou a conferência “Técnicas de Conciliação”.

Os cento e vinte selecionados como conciliadores, entre servidores, profissionais e acadêmicos das áreas do Direito, Psicologia e Serviço Social, participarão da formação até dia 21 de novembro. A Semana Nacional da Conciliação será no período de 24 a 28 de novembro de 2014, das 8h às 18h, de acordo com a escala definida pela Central de Conciliação de Palmas. A mobilização também atingirá as comarcas do interior.

Fonte: TJTO