4ª Câmara Cível reduz em mais de 50% o volume de processos

Compartilhe

Inspirados pela Recomendação n° 12 e pelo Programa Integrar, ambos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), magistrados e servidores da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) vêm conquistando relevantes resultados na movimentação de processos. Entre outubro de 2012 e maio de 2013, a unidade judiciária reduziu em mais da metade o acervo processual.

A primeira mudança ocorreu na estrutura do espaço físico em que funciona a Câmara: divisórias e portas foram retiradas para facilitar e melhorar o trabalho e a comunicação entre os servidores. Também foi feita uma triagem dos processos, que foram organizados em pastas e estantes identificadas por números e letras, a fim de facilitar a localização.

A eficiência da unidade foi estabelecida em definitivo com o cumprimento do prazo para a execução de tarefas. A baixa do processo e a publicação do acórdão em até 10 dias após a expedição da sentença têm sido cumpridas a rigor e seguem recomendação do CNJ. Em 31 de maio de 2013, a 4ª Câmara Cível contava com apenas 2.786 processos no acervo. Em outubro de 2012, esse número era de 7.253.

Satisfação – O resultado estimula e motiva a todos os servidores da 4ª Câmara Cível. As estantes da unidade judiciária estão sempre dando espaço para novos processos. Prova disso é a satisfação da servidora Anita Costa. “Hoje vou para casa feliz porque consigo dar conta das minhas atividades. Vejo que nosso trabalho está sendo útil para o cidadão”, comemora.

O desembargador José Olegário Monção Caldas, presidente da 4ª Câmara, também ficou satisfeito com o resultado alcançado. “O trabalho inicial de correição ocorrido no final de 2012 nos motivou a seguir adiante no esforço de oferecer sempre melhores resultados para nossos jurisdicionados”, disse o desembargador.

Fonte: TJBA