O Tribunal Regional do Trabalho da 14.ª Região (RO/AC) adere à campanha de arrecadação de água potável após decreto de situação emergencial no estado de Rondônia. A maior seca em 60 anos tem gerado grandes desafios para a população, com várias comunidades afastadas da capital enfrentando uma grave crise de abastecimento. No último dia 11, o nível do Rio Madeira caiu para 91 centímetros, comparado a 2,04 metros no mesmo dia do ano passado.
De acordo com previsões da Agência Nacional de Águas (ANA), o Rio Madeira pode atingir níveis negativos de até 2 metros na régua de medição, tornando a situação ainda mais crítica para as comunidades afetadas. Esse cenário destaca a urgência da participação na campanha solidária, especialmente diante das mudanças climáticas em curso.
Em resposta a essa situação emergencial, o Ministério Público do Trabalho de Rondônia e Acre, o TRT-14 e outros órgãos e instituições, como o Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), o Ministério Público Federal (MPF-RO), o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), a Justiça Federal (Seção Judiciária de Rondônia), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), estão promovendo a campanha solidária de arrecadação de água potável, intitulada #ÁguaParaAVida.
Doações
As doações podem ser entregues na recepção do edifício-sede do TRT-14 (R. Almirante Barroso, 600, Bairro Mocambo) e no MPT (Av. Presidente Dutra, 4055 – Olaria) durante todo o mês de setembro, das 7h30 às 15h.
A água arrecadada será distribuída para as seguintes comunidades: Aliança, Vila do Jacu, Bom Será, Brasileira, Ramal do Jacu, Ramal da Castanheira, Ilha de Itacuã, São Carlos, Cavalcante, Cuniã, São Sebastião, São Francisco, Teotônio, Betel, Linha 25, Ressaca, Ilha Nova, Ilha de Assunção, Firmeza, Gleba Rio Preto, Terra Firme 1 e 2.