No Amapá, comunidades de Santa Luzia e São Tomé do Pacuí recebem atendimentos da Justiça

Você está visualizando atualmente No Amapá, comunidades de Santa Luzia e São Tomé do Pacuí recebem atendimentos da Justiça
Foto: Juizado da Infância e Juventude de Macapá
Compartilhe

A comitiva do Programa Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) realizou, na última sexta-feira (9/8), mais uma Jornada Terrestre nas comunidades de Santa Luzia e São Tomé do Pacuí, localizadas na zona rural de Macapá. A ação aconteceu na Escola de Santa Luzia do Pacuí, com atendimentos realizados das 8h às 16h. A equipe do TJAP foi coordenada nesta edição pela juíza Alaíde de Paula e contou com 18 servidores do Poder Judiciário, além de profissionais de instituições parceiras na iniciativa. Ao todo, cerca de 100 atendimentos foram realizados na região.

O TJAP sempre trabalhou em prol da população amapaense e isso inclui também aquelas pessoas que residem nos locais mais distantes da capital. A criação do programa Justiça Itinerante proporciona ao morador do interior a oportunidade de solucionar diversas demandas, o que reduz para o jurisdicionado tempo, custo e trabalho de ir até Macapá”, detalhou a juíza Alaíde Maria de Paula.

Os serviços oferecidos nesta Jornada Terrestre foram: atendimento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amapá (CEJUSC/TJAP); atendimento jurídico da Defensoria Pública (DPE/AP); expedição de CPF (1ª e 2ª via) pela Receita Federal; Emissão de Cartão do SUS; solicitação de 1ª e 2ª via de Certidão de Nascimento; inscrição no CadÚnico (Bolsa) pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS/PMM); alistamento militar do Exército Brasileiro – 34° Batalhão de Infantaria da Selva (34º BIS); atendimento com o Conselho Tutelar e atendimento com a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Amapá (CEVID/TJAP).

Mais sobre o Programa Justiça Itinerante

A Justiça Itinerante, com suas jornadas terrestre e fluvial, é um programa do Judiciário amapaense que já acontece há mais de 27 anos. Sua finalidade é levar atendimento às comunidades distantes, aproximar o Judiciário da população, promover a desburocratização da Justiça e dar ainda mais celeridade aos serviços judiciais.

Fonte: TJAP

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária