1º Mutirão Pop Rua Jud Salvador atende mais de 3 mil pessoas em situação de rua

Você está visualizando atualmente 1º Mutirão Pop Rua Jud Salvador atende mais de 3 mil pessoas em situação de rua
Foto: SJBA
Compartilhe

ara prestar atendimento prioritário e sem burocracia à população em situação de rua, nos dias 3 e 4 de outubro foi realizado o 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua – Pop Rua Jud Salvador. A ação foi realizada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), pela Justiça Federal da Bahia (JFBA) e pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), em parceria com diversas instituições que ofereceram seus serviços para alcançar pessoas em extrema vulnerabilidade. Os resultados foram positivos e, ao todo, foram realizados 3.320 atendimentos.

O evento ocorreu na área externa do estádio Arena Fonte Nova, no munícipio de Nazaré, na Bahia. Foram dois dias de atividades, com atendimento ininterrupto, das 8h às 15h. A ação interinstitucional faz parte da Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As instituições participantes do mutirão ofereceram às pessoas em situação de rua serviços de atendimento assistencial e de saúde, apoio à cidadania e acesso à Justiça. Entre os atendimentos, foram oferecidos: inscrição e regularização de CPF; emissão de título de eleitor, certidão de nascimento e RG; registro no CadÚnico; entrada no Auxílio Aluguel; análise de benefícios previdenciários; orientações jurídicas criminais e relacionadas ao INSS; acolhimento e encaminhamento à rede socioassistencial; denúncias de violação dos direitos humanos, investigação de paternidade, entre outros.

Na área da saúde, foram realizados exames básicos e preventivos; aferição de pressão arterial e de glicemia; orientações sobre saúde bucal e aplicação de vacinas. Também foram ofertados serviços gratuitos de cuidados pessoais, como corte de cabelo, reflexologia podal e manicure.

Participantes – A ação social foi conduzida pela juíza federal e coordenadora dos Juizados Especiais Federais, Marla Consuelo Santos Marinho. Também estiveram no local autoridades da Justiça Federal e de instituições parceiras, como o desembargador federal coordenador dos Juizados Especiais Federais do TRF1, Carlos Augusto Pires Brandão, e a desembargadora federal do TRF1, Kátia Balbino; o diretor do Foro em exercício da Seção Judiciária da Bahia (SJBA), juiz federal Fábio Rogério França Souza; a juíza federal titular da 14ª Vara/SJBA, Cynthia de Araújo Lima Lopes; e a juíza federal titular da 23ª Vara/SJBA, Sandra Lopes Santos de Carvalho.

Fonte: TRF1

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade