Desde março, está disponível no portal do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15) a mais nova ferramenta digital de atendimento ao público externo, o Balcão Virtual. O novo serviço pode ser acessado no endereço https://trt15.jus.br/servicos/balcao-virtual ou pelo banner na página principal do portal.
A criação da ferramenta no TRT15 foi por meio do Provimento 3/2021 e tornou permanente o acesso remoto direto e imediato da população aos serviços da Justiça às secretarias das unidades judiciárias em todo o país. Segundo a presidente do TRT15, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, o Balcão Virtual também atende ao princípio constitucional de implementação de mecanismos que concretizem amplo acesso à Justiça e contribui para uma “tramitação de processos mais célere, promovendo assim maior eficiência da prestação jurisdicional”.
O Balcão Virtual é uma modalidade de atendimento ao público por videoconferência, disponibilizada no sítio eletrônico do TRT15 para o imediato contato com as unidades judiciárias de primeiro e segundo graus. Ele funciona exclusivamente durante o horário de atendimento ao público, de forma similar à do balcão de atendimento presencial, e não exclui outras modalidades de atendimento já existentes no Tribunal e em suas unidades judiciárias.
O Balcão Virtual não substitui os sistemas de peticionamento, não servindo para o protocolo de petições. Também não é aplicável aos gabinetes dos magistrados de primeiro e segundo graus, nem dá suporte ao sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe), tendo em vista a existência de ferramentas de atendimento específicas no Tribunal.
Já o atendimento telepresencial dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejuscs-JT) e das Divisões de Execução do TRT15 devem ser requeridos por e-mail e são realizados mediante agendamento prévio.
Fonte: TRT15