13º Encontro Estadual de Adoção chega ao fim com homenagens e emoção em Alagoas

Você está visualizando atualmente 13º Encontro Estadual de Adoção chega ao fim com homenagens e emoção em Alagoas
Maikel Marques e sua família com placa de homenagem do Encontro de Adoção. Foto: Adeildo Lobo
Compartilhe

O 13º Encontro Estadual de Adoção se encerrou com homenagens a pessoas que se dedicaram para que o 13º Encontro Estadual de Adoção acontecesse e que são entusiastas do tema em Alagoas.

O evento contou com exposição fotográfica, palestra sobre entrega legal de criança para adoção, desenvolvimento da criança adotada, riscos da adoção irregular, entre outros. Além disso, bate papos e mesas redondas também movimentaram o encontro trazendo relatos de experiências com famílias formadas por adoção.

Homenagens

Um dos homenageados do evento foi o pai por adoção de Mariana e do Matheus. Maikel Marques é diretor de comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e um dos entusiastas do tema.

Maikel falou sobre sua gratidão e sobre o trabalho realizado pela Dicom para fazer com que mais crianças e adolescentes possam encontrar um lar cheio de amor.

Todo reconhecimento é importante, mas eu acho que o mais importante é saber que o trabalho que a gente faz lá na comunicação tem utilidade e surte efeito. É um trabalho coletivo, não é um trabalho solitário. Agradeço e estendo essa homenagem a todos”, disse.

A assistente social Suane Cardeal também foi uma das homenageadas. Ela era diretora do Lar Francisca Marcolino Magalhães e fazia o acolhimento das crianças que chegavam.

“Começamos a fazer um atendimento personalizado e isso fez com que as crianças respondessem melhor. Receber a homenagem foi uma surpresa e me deixou bem emocionada. São 10 anos de trabalho e ser reconhecida é sempre bom”, falou.

Exposição fotográfica

Durante o encontro, foram exibidas fotos de famílias formadas por adoção. Ao final do encontro, cada família recebeu a fotografia exposta para levar como recordação para sua casa.

O casal Érica e Sirlan e sua filha Maria Eduarda foram prestigiar a exposição e ficaram muito felizes em receber o painel com sua família. Eles relataram o quanto sua filha foi esperada e é amada.

“Tenho dificuldade para engravidar e depois de 10 anos de casados optamos por aumentar nossa família através da adoção. Quando Maria Eduarda veio tivemos certeza que era Deus nos mandando nossa filha, pois ela é igual ao meu esposo e nosso sonho realizado”, contou Érica.

Público

Estima-se que cerca de 300 pessoas circularam pelo 13º Encontro nesses dois dias. Integrantes do Grupo de Apoio à Adoção (GAAAL), pessoas que circulavam pelo shopping, pretendentes à adoção e equipes técnicas que atuam na rede de proteção à criança e ao adolescente participaram do evento.

Antônio Júnior e seu esposo são pretendentes à adoção e prestigiaram o evento. Antônio contou que se emocionou bastante com os relatos, absorveu muito os conteúdos e tirou várias dúvidas.

“Esse foi só o primeiro ano que participei, pois quero estar em todos. Eu sempre sonhei ser pai e por um momento achei que não realizaria esse sonho. E agora estamos aqui, na busca para construir nossa família. Foi um evento brilhante e já estou esperando o próximo”, disse

A família de Alessandra também participou do evento. Ela contou que esteve no Encontro do ano passado para buscar mais informações sobre a busca ativa e que pouco tempo depois suas duas filhas chegaram.

 “Depois de dois meses do evento, nosso telefone tocou. No mesmo dia fomos conhecer nossas filhas, Émily e Agatha. Depois do período de aproximação e guarda provisória, em dezembro nós recebemos a certidão de nascimento definitiva. Nem consigo descrever a emoção que senti”, relatou Alessandra.

Sucesso

O coordenador da Infância e Juventude, juiz Ygor Figueiredo, falou sobre o sucesso do evento e agradeceu o empenho de todos os envolvidos.

“O  evento foi um sucesso. Todos os painéis estavam lotados, a população veio, interagiu, participou, os profissionais da área da Infância também vieram e se capacitaram. Então a gente consegue fechar um ciclo, prestar um serviço melhor e esclarecer a população. Nós plantamos sementes que certamente gerarão e brotarão para se formar em famílias felizes no futuro”, finalizou.

Fonte: TJAL

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária