1ª VIJ do TJDFT promove curso para capacitar familiares de vítimas de violência sexual

Compartilhe
Familiares de vítimas de violência sexual acompanhados pela 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ) irão se capacitar, a partir do dia 4 de abril, no Curso de Qualificação em Serviços Gerais e Domésticos, a fim de se prepararem para o mercado de trabalho. O curso é oferecido pelo Projeto de Acompanhamento Temporário de Famílias do Centro de Referência para Violência Sexual da 1ª VIJ (PROFAM/CEREVS), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social de Ceilândia Oeste (CRAS), o Centro de Orientação e Convivência Comunitária de Ceilândia Oeste (COSE) e com a consultora voluntária de Belo Horizonte Olívia Cicci.

Durante duas semanas, no espaço do CRAS de Ceilândia Oeste, os instrutores voluntários irão qualificar os inscritos nas áreas de higiene, saúde, vestuário, meio ambiente, comportamento e noções práticas. O curso é coordenado pela voluntária mineira Olívia Cicci e foi criado em Prudente de Morais/MG com o objetivo de preparar pessoas para os serviços domésticos e ajudar as famílias da cidade.

A oportunidade de gerar mão de obra qualificada para competir no mercado de trabalho não deixa de ser uma forma de valorizar o serviço doméstico. Mas, especialmente, a iniciativa visa fortalecer as famílias para que seus filhos vítimas de violência sexual tenham estabilidade para refazerem suas vidas.

Saiba mais
O PROFAM é um projeto desenvolvido pelo CEREVS da 1ª VIJ e apoiado pelo Plabi – Plano de Gestão do Biênio 2010/2012 do TJDFT. O projeto busca promover às vítimas de violência sexual e aos seus familiares o acesso a atendimentos especializados, cultura, esporte, lazer, educação, qualificação profissional. Atualmente, o PROFAM atende cerca de 160 famílias, com o intuito de colocar em prática as medidas protetivas, de modo a fortalecer a autonomia das pessoas envolvidas com violência sexual e restabelecer os direitos violados.

Autor: Assessoria de Comunicação do TJDFT