Timbre

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA

SAF SUL Quadra 2 - Lotes 5/6, Blocos E e F 70070-600 -  Brasília/DF - CEP 70070-600

www.cnj.jus.br
 

Memória

II Reunião da Comissão Avaliadora do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário

 

Colegiado: Comissão Avaliadora do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário

Dia: 11/04/2022

Hora: 10h às 12h

Plataforma: Teams

 

Presentes

Salise Monteiro Sanchotene, Conselheira

Integrantes do Proname e membros da comissão avaliadora

Carlos Alexandre Böttcher, Juiz de Direito do TJSP

Anita Job Lübb, juíza do trabalho do TRT4

Ingrid Schroder Sliwka, Juíza Federal da JFRS

Leandro Galluzzi dos Santos, Juiz Auxiliar da Presidência

Integrante do Proname e apoio do Comitê

Pâmela Tiema Barbosa Ayoama

Integrantes do gabinete da Conselheira

Luciana Felicio Rublescki, servidora do Conselho Nacional de Justiça, para secretariar a reunião.

 

I – Boas vindas

Encerrada a reunião da Comissão Avaliadora com seu Grupo de Apoio, a Conselheira Salise abriu a reunião exclusiva da Comissão Avaliadora, para finalizações sobre pontos da reunião anterior e para discussão sobre as primeiras avaliações realizadas.

II - Propostas da reunião com o Grupo de Apoio (metodologia/cronograma): deliberação

A Comissão Avaliadora deliberou que os pareceres relativos à Categoria II – Difusão Cultural, serão realizados pelas pelas bibliotecárias Pâmela Tieme Barbosa Aoyama e Renata Lima Guedes Peixoto e a historiadora Julianne Mello Oliveira Soares, as quais já iniciaram a referida análise, com contribuição dos profissionais das demais áreas técnicas quando o projeto versar sobre elas, do que será comunicado o grupo de apoio multidisciplinar.

A Comissão Avaliadora solicitou que fosse realizada a totalização das notas na medida do preenchimento pelos/as avaliadores/as na planilha de excel de acesso restrito a membros/as da comissão avaliadora, conforme equipe privada na Plataforma Teams. Em cada projeto ou trabalho, será calculada a média das notas atribuídas pelo avaliador nos critérios previstos na Portaria CNJ nº 305/2021. As médias serão somadas, para aferição da nota final de cada projeto ou trabalho. Quando houver impedimento do avaliador, o claro será substituído pela nota atribuída pela Presidente da Comissão Permanente de Gestão Documental e de Memória do Poder Judiciário. Deliberaram os membros da comissão avaliadora que, nos casos de impedimento da Conselheira Presidente da referida Comissão Permanente, embora não haja previsão no regulamento do edital, o claro será substituído pela nota atribuída pelo Secretário Especial de Programas, Pesquisa e Gestão, cargo de maior hierarquia administrativa dentre os demais integrantes da Comissão Avaliadora.

III – Premiação das Categorias I (Especial – Justiça do Trabalho, Eleitoral e Estadual), V (Patrimônio Cultural Arquivístico) e VI (Patrimônio Cultural Bibliográfico)

A comissão efetuou debates sobre os projetos das categorias que já estavam com pareceres de arquivistas e bibliotecárias, aguardando-se pareceres do Grupo de Apoio Multidisciplinar quanto às demais.

IV – Prêmio honorário (art. 5º, Parágrafo único, da Portaria CNJ nº 305/2021)

Discussão sobre os critérios para Prêmio Honorário e deliberação pela premiação do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE e do Memorial da Justiça de Pernambuco que 

se prontificou a sediar o evento, está completando 200 anos, e, mesmo com um trabalho consistente na preservação da memória, por motivos éticos não realizou inscrição em nenhuma categoria, visto que estará sediando o II ENAM.

V – Menção honrosa (art. 16, §2º, da Portaria CNJ nº 305/2021), e observações sobre as Categorias II (Difusão Cultural e Direitos Humanos) e III (Trabalho acadêmico ou científico);

Discussão sobre possíveis critérios de avaliação envolvendo valorização de projetos com trabalho em rede; heterogeneidade de trabalhos acadêmicos e de projetos de difusão cultural e direitos humanos, significando a necessidade de comparação entre grandezas diferentes pelo avaliador; inscrições robustas de tribunais com maior orçamento e recursos tecnológicos, com a de tribunais pequenos, com poucos recursos e menos informatização. Adotou-se a baliza de 5 menções honrosas, a partir dos 5 ramos da justiça. Cada menção honrosa precisará ser justificada e foi fixada a premissa de que as menções honrosas estarão nas categorias II e III.

VII – Cronograma para prosseguimento dos trabalhos.

A Comissão Avaliadora definiu que o processo de avaliação será finalizado no dia 25/4, conforme cronograma inicialmente ajustado com o juiz Coordenador do Proname. A Comissão Avaliadora deliberou que os vencedores, assim como os ganhadores de menção honrosa, serão notificados com antecedência a fim de que possam enviar um representante para receber o prêmio. A comunicação será feita por telefone pela bibliotecária Pâmela Tieme Barbosa Aoyama, solicitando-se o sigilo da informação, que será tornada pública apenas quando da entrega da premiação. Aos tribunais que solicitarem a existência de um documento, será enviada mensagem pelo gabinete da Conselheira Salise Sanchotene, para o e-mail indicado pelo interlocutor que recebeu a notícia da premiação.

VIII - Encerramento

A Conselheira Salise agradeceu a intensidade dos trabalhos, a dedicação e o compromisso das magistradas e dos magistrados da Comissão Avaliadora, marcando a próxima reunião para o dia 20/4/2022, às 9h, quando já terão sido concluídos os pareceres técnicos que subsidiarão os avaliadores.

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por SALISE MONTEIRO SANCHOTENE, CONSELHEIRA, em 18/12/2023, às 19:25, conforme art. 1º, §2º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no portal do CNJ informando o código verificador 1732808 e o código CRC B975E6D5.




02710/2022 1732808v2