Oitenta anos da Justiça do Trabalho

desafios para a efetividade do direito à igualdade e não discriminação numa visão interseccional

Autores

  • Delaíde Alves Miranda Arantes
  • Maria Cecilia de Almeida Monteiro Lemos

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v6iesp.358

Palavras-chave:

Gênero, Justiça do Trabalho, Interseccionalidade, Desigualdade, Mulheres

Resumo

A partir de uma perspectiva interseccional que correlaciona gênero, classe e raça da análise dos dados sobre a configuração da Justiça do Trabalho e do conteúdo do Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero, do Conselho Nacional de Justiça, o presente artigo, por meio do método dedutivo, reflete sobre as desigualdades estruturais da Justiça do Trabalho e sobre os reflexos da internalização de estereótipos de gênero e raça no Poder Judiciário, citando como exemplo decisões em que o Brasil foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Por fim, conclui-se que um dos maiores desafios da Justiça do Trabalho consiste em dar efetividade aos preceitos constitucionais da igualdade e não discriminação e das normas internacionais de proteção aos direitos humanos no julgamento de casos concretos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Delaíde Alves Miranda Arantes

Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Coordenadora Nacional do Comitê Gestor do Programa Trabalho Seguro (PTS/CSJT), mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB), integrante Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania (UnB/FD/CNPq), da Associação Juízes para a Democracia (AJD) e do Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (IPEATRA).

Maria Cecilia de Almeida Monteiro Lemos

Professora Titular do Curso de Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do UDF- Centro Universitário. Doutora em Direito, Estado e Constituição pela UnB. Pós-doutorado em andamento pela Universitat de València. Assessora da Ministra do TST Delaíde A. M. Arantes.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

ALVES MIRANDA ARANTES, Delaíde; DE ALMEIDA MONTEIRO LEMOS, Maria Cecilia. Oitenta anos da Justiça do Trabalho: desafios para a efetividade do direito à igualdade e não discriminação numa visão interseccional. Revista CNJ, Brasília, v. 6, n. esp, p. 13–22, 2022. DOI: 10.54829/revistacnj.v6iesp.358. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/358. Acesso em: 22 dez. 2024.