Recomendação 62/2020 do CNJ e a pobreza menstrual na pandemia do COVID-19

análise a partir das Regras de Bangkok

Autores

  • Ana Paula Motta Costa
  • Carolina de Menezes Cardoso Pellegrini UFRGS
  • Marina Nogueira de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v6iesp.314

Palavras-chave:

Pobreza Menstrual, Pandemia do COVID-19, Recomendação 62/CNJ, Regras de Bangkok

Resumo

O presente artigo tem por objeto tratar da pobreza menstrual nas unidades prisionais femininas, à luz da Recomendação n. 62/2020, do CNJ, visando analisar em que medida a aplicação da Recomendação coaduna-se com as Regras de Bangkok. Utiliza-se referencial teórico acerca da pobreza menstrual e sua relação com a privação de liberdade, bem como  a construção e aceitação das Regras de Bangkok no ordenamento jurídico brasileiro. A partir dos Relatórios de Monitoramento elaborados pelo CNJ, especialmente, discutem-se os alcances e potencialidades das medidas indicadas, concluindo-se pela sua inserção definitiva no sistema prisional, de forma de efetivar as Regras de Bangkok para além da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Motta Costa

Professora e Vice-diretora da Faculdade de Direito da UFRGS (mandato 2020-2024). Pós-Doutora em Criminologia e Justiça da Universidade da Califórnia (EUA). Doutora em Direito pela PUC-RS. Mestre em Ciências Criminais pela PUC-RS.

Carolina de Menezes Cardoso Pellegrini, UFRGS

Advogada e Economista. Doutoranda em Direito pela UFRGS. Mestre em Direito pela UFRGS. Bacharela em Direito pela PUC-RS. Bacharela em Ciências Econômicas pela UFRGS.

Marina Nogueira de Almeida

Advogada. Doutoranda em Direito – UFRGS. Mestra em Direito - Ênfase em Direitos Humanos - UNIRITTER. Especialista em Direito Processual Civil – Estácio. Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais - UFRGS.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

MOTTA COSTA, Ana Paula; DE MENEZES CARDOSO PELLEGRINI, Carolina; NOGUEIRA DE ALMEIDA, Marina. Recomendação 62/2020 do CNJ e a pobreza menstrual na pandemia do COVID-19: análise a partir das Regras de Bangkok. Revista CNJ, Brasília, v. 6, n. esp, p. 109–120, 2022. DOI: 10.54829/revistacnj.v6iesp.314. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/314. Acesso em: 22 dez. 2024.