O Conselho Nacional de Justiça e a Academia

Autores

  • Fabiana Luci de Oliveira
  • Pâmela Tieme Barbosa Aoyama

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v2i1.282

Palavras-chave:

Conselho Nacional de Justiça, Pesquisa, Pós-graduação, Brasil

Resumo

O artigo mapeia a produção de conhecimento acadêmico acerca da atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), documentando como tem se dado o diálogo entre CNJ e academia. O levantamento feito a partir de registros no Banco de Teses e Dissertações da CAPES apontou um total de 248 trabalhos indexados pelo termo “CNJ”. Após avaliação da pertinência temática e da disponibilidade do texto completo, 115 trabalhos foram analisados e codificados em onze aspectos. Observou-se que as pesquisas têm privilegiado o estudo da atuação do CNJ no âmbito da gestão do Poder Judiciário, com ênfase nas ações de planejamento estratégico voltadas para o combate à morosidade. O tema menos estudado, a competência disciplinar do Conselho, permitiu concluir que o desempenho do poder disciplinar do CNJ ainda é restrito, sendo sua contribuição principalmente no âmbito de uniformização administrativa, mais do que no âmbito punitivo, até mesmo devido às limitações normativas de cunho sancionador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-03

Como Citar

OLIVEIRA, Fabiana Luci de; TIEME BARBOSA AOYAMA, Pâmela. O Conselho Nacional de Justiça e a Academia. Revista CNJ, Brasília, v. 2, n. 1, p. 12–23, 2017. DOI: 10.54829/revistacnj.v2i1.282. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/282. Acesso em: 23 nov. 2024.