Tribunal do Júri

condenações e absolvições

Autores

  • Igor Tadeu Silva Viana Stemler
  • Gabriela Moreira de Azevedo Soares
  • Maria Tereza Aina Sadek

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v2i1.281

Palavras-chave:

Tribunal do Júri, Poder Judiciário, Justiça criminal, Condenação, Absolvição, Prescrição, Distribuição de processos, Réus e vítimas

Resumo

O Tribunal do Júri possui uma longa história no país. A despeito dessa longevidade são poucos os estudos empíricos sobre a instituição judicial que conta com a participação de cidadãos. Esse texto procura contribuir para diminuir essa lacuna. Os principais objetivos são: a) analisar os fatores processuais que podem influenciar na condenação do réu nas sessões do Tribunal do Júri; b) criar um modelo com potencial de identificar a probabilidade de condenação ou de absolvição do réu. Para alcançar esses propósitos serão testadas as seguintes hipóteses: a) rés do gênero feminino tendem a ser menos condenadas do que réus do gênero masculino; b) réus denunciados tendo como vítimas mulheres tendem a ser mais condenados; c) sessões do Júri designadas em menos de um ano tendem a ser mais condenatórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-03

Como Citar

SILVA VIANA STEMLER, Igor Tadeu; MOREIRA DE AZEVEDO SOARES , Gabriela; AINA SADEK, Maria Tereza. Tribunal do Júri: condenações e absolvições. Revista CNJ, Brasília, v. 2, n. 1, p. 2–11, 2017. DOI: 10.54829/revistacnj.v2i1.281. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/281. Acesso em: 21 jul. 2024.