A (in)sensibilidade do sistema socioeducativo
caracterização dos padrões de conduta infracional e de exposição a risco de uma amostra de adolescentes internados
DOI:
https://doi.org/10.54829/revistacnj.v4i2.171Palavras-chave:
Adolescente em conflito com a lei, Medidas socioeducativas, Avaliação psicossocialResumo
Segundo as normativas nacionais, a medida socioeducativa de internação só deve ser aplicada em situações de excepcionalidade, considerando as peculiaridades do adolescente. Assim, o objetivo foi caracterizar uma amostra de 140 adolescentes do sexo masculino em cumprimento de medida socioeducativa de internação, no tocante ao padrão de conduta delituoso e de exposição aos fatores de risco psicossociais para manutenção da conduta. As variáveis foram avaliadas por meio do Questionário de Comportamentos Juvenis (QCJ), feitas estatísticas descritivas e de comparação de grupos para caracterizar a amostra. Os resultados indicaram que, em termos psicossociais e da conduta delituosa, os adolescentes são muito diferentes entre si e a medida de
internação não seria recomendada, aos menos, para uma parte da amostra. O que aponta a necessidade de uma melhor avaliação para definição da medida socioeducativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lais Sette Galinari, Lyara Correia Guimarães, Marina Rezende Bazon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.