A (in)sensibilidade do sistema socioeducativo

caracterização dos padrões de conduta infracional e de exposição a risco de uma amostra de adolescentes internados

Autores

  • Lais Sette Galinari Universidade de São Paulo
  • Lyara Correia Guimarães Universidade de São Paulo
  • Marina Rezende Bazon Professora Associada, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v4i2.171

Palavras-chave:

Adolescente em conflito com a lei, Medidas socioeducativas, Avaliação psicossocial

Resumo

Segundo as normativas nacionais, a medida socioeducativa de internação só deve ser aplicada em situações de excepcionalidade, considerando as peculiaridades do adolescente. Assim, o objetivo foi caracterizar uma amostra de 140 adolescentes do sexo masculino em cumprimento de medida socioeducativa de internação, no tocante ao padrão de conduta delituoso e de exposição aos fatores de risco psicossociais para manutenção da conduta. As variáveis foram avaliadas por meio do Questionário de Comportamentos Juvenis (QCJ), feitas estatísticas descritivas e de comparação de grupos para caracterizar a amostra. Os resultados indicaram que, em termos psicossociais e da conduta delituosa, os adolescentes são muito diferentes entre si e a medida de
internação não seria recomendada, aos menos, para uma parte da amostra. O que aponta a necessidade de uma melhor avaliação para definição da medida socioeducativa.

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Biografia do Autor

Lais Sette Galinari, Universidade de São Paulo

Psicóloga, Mestre e Doutoranda no programa de pós-graduação da FFCLRP, USP e trabalha como Pesquisadora
Assistente do Diagnóstico Nacional da Situação de Atenção às Crianças na Primeira Infância no Sistema de Justiça
brasileiro, realizado pelo CNJ/PNUD.

Lyara Correia Guimarães, Universidade de São Paulo

Psicóloga, Mestranda em Psicologia pela Universidade de São Paulo e orientadora de medida socioeducativa de
liberdade assistida.

Marina Rezende Bazon, Professora Associada, Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto– USP.

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Publicado

2020-12-12

Como Citar

GALINARI, Lais Sette; GUIMARÃES, Lyara Correia; BAZON, Marina Rezende. A (in)sensibilidade do sistema socioeducativo: caracterização dos padrões de conduta infracional e de exposição a risco de uma amostra de adolescentes internados. Revista CNJ, Brasília, v. 4, n. 2, p. 42–56, 2020. DOI: 10.54829/revistacnj.v4i2.171. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/171. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos