Plataforma Digital do Poder Judiciário e Acesso à Justiça 5.0

o futuro do processo eletrônico judicial

Autores

  • Leda de Oliveira Pinho
  • Leandro de Pinho Monteiro Privado

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v6i1.222

Palavras-chave:

Plataforma Digital do Poder Judiciário, PJe, Escuta Ativa, Inteligência Artificial, Acesso à Justiça

Resumo

O objeto deste estudo é a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro, uma resposta, pela governança e gestão, ao problema de redundâncias e conflitos advindos das soluções que os tribunais foram dando ao avanço tecnológico das comunicações. O objetivo é analisar os atos normativos correlatos, deles extrair as ações dirigidas ao propósito da plataforma e examinar os possíveis encaminhamentos sob a perspectiva do usuário dos sistemas eletrônicos. A técnica de pesquisa é a bibliográfica e o método de abordagem é o da complexidade. Conclui-se que unificar, desenvolver e inovar são as ações norteadoras e que há recursos institucionais disponíveis para engajar e desenvolver o capital humano em direção à meta tecnológica pretendida e ao Acesso à Justiça 5.0.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leda de Oliveira Pinho

Mestre em Direito Civil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Juíza Federal Aposentada.

Leandro de Pinho Monteiro, Privado

Mestre em Computação Gráfica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da UNICAMP. Engenheiro de Computação. Desenvolvedor de Software.

Downloads

Publicado

2022-06-21

Como Citar

OLIVEIRA PINHO, Leda; DE PINHO MONTEIRO, Leandro. Plataforma Digital do Poder Judiciário e Acesso à Justiça 5.0: o futuro do processo eletrônico judicial. Revista CNJ, Brasília, v. 6, n. 1, p. 95–110, 2022. DOI: 10.54829/revistacnj.v6i1.222. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/222. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos