Letramento digital do cidadão
proposta inclusiva no âmbito do Judiciário para efetividade ao direito de acesso à Justiça eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.54829/revistacnj.v5i2.210Palavras-chave:
Acesso à Justiça. , Direito Humano. , Tecnologias da informação e comunicação. , Inclusão, Letramento digital.Resumo
A modernização do Judiciário nacional desafia o cidadão ao acesso às tecnologias da informação e comunicação e ao desenvolvimento de habilidades específicas para o exercício de seu direito humano de acesso à Justiça pela via eletrônica. A pesquisa objetiva apresentar a proposta inclusiva do letramento digital do cidadão, no âmbito do Judiciário, a fim de lhe viabilizar o desenvolvimento de tais habilidades. A pesquisa, de cunho interdisciplinar Direito, Sociologia Política, Tecnologias da Informação e Comunicação e Linguística, utiliza-se de metodologia qualitativa quanto ao problema; exploratória quanto aos objetivos; e pesquisa bibliográfica e bibliométrica quanto aos procedimentos técnicos. Conclui-se que o letramento digital do cidadão, promovido pelo Judiciário, constitui proposta inclusiva que efetiva o direito humano de acesso à Justiça eletrônica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro, Carlos Henrique Medeiros de Souza, Eliana Crispim França Luquetti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.