EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS NA AVALIAÇÃO DE MATURIDADE DA ATIVIDADE DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL

Autores

  • ANTONIO FÁBIO JUBÉ
  • DANIELA LUCAS RIBEIRO DE ÁVILA
  • SERGIO FILGUEIRAS DE PAULA
  • WELLINGTON CORRÊA

Palavras-chave:

IA-CM, CGU, CGE-GO, TJDFT, TJMT

Resumo

Institucionalização de práticas de auditoria interna alinhadas aos padrões internacionais, com alcance progressivo dos
níveis qualificados de capacidade segundo o IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o Setor Público). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANTONIO FÁBIO JUBÉ

Formação Acadêmica: Graduação em Engenharia Civil (UCG-GO, 1995), Graduação em Direito (UNIVERSO,2012), Especialização em Administração (UCG-GO, 1997), Pós-Graduação em Auditoria Interna e Controle Governamental (Faculdade Verbo Educacional, 2024). Experiência Profissional Pública: Gestor de Finanças e Controle do Estado de Goiás desde 2007, tendo atuado por 01 (um) ano na Gerência Financeira da Agência Goiana de Comunicação e desde 2008 até a presente data na Controladoria-Geral do Estado de Goiás, tendo ocupado os cargos de Supervisor de Normas, Manuais e Procedimentos, Gerente de Auditoria da Área Social, Assessor Técnico e atualmente de Auditor-Chefe Interno de Harmonização e Gestão Estratégica cuja unidade é responsável pela coordenação do IA-CM no âmbito da Controladoria-Geral do Estado de Goiás. Membro pela CGE/GO na Câmara Técnica de Auditoria Interna e IA-CM do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). 

DANIELA LUCAS RIBEIRO DE ÁVILA

Ocupante do cargo efetivo de Analista Judiciário, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, há quase 20 anos, mas atua como servidora pública desde 1997. No âmbito do TJDFT, exerceu atividade jurídica de assessoramento em Gabinete de Desembargador e, desde 2010, atua na área administrativa do Tribunal, onde exerceu os cargos de Chefe de Gabinete da Corregedoria da Justiça, de Assessora da Primeira Vice-Presidência, de Consultora-Chefe de Legislação de Pessoal da Presidência e, atualmente, ocupa o cargo de Secretária de Auditoria Interna do TJDFT. Possui formação acadêmica em Bacharelado em Letras e em Direto, pela Universidade de Brasília-UnB e Universidade Católica de Brasília - UCB, respectivamente. Cursou pós-graduação Lato Sensu em Direito Público, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público e, atualmente, está cursando MBA em Gestão Pública, pela Escola Nacional de Administração Pública

SERGIO FILGUEIRAS DE PAULA

Graduado em Ciências Contábeis pela UnB e tem MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão pela FGV.
Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU desde 1998, exerce atualmente o cargo de Coordenador-Geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da SFC. Sergio é o responsável pela condução do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna da CGU, bem como líder em avaliações de maturidade de auditorias baseado no modelo IA-CM (Internal Audit Capability Model) do Instituto dos Auditores Internos.

WELLINGTON CORRÊA

Bacharel em Direito, com especialização em Direito Processual Civil e Direito Civil, MBA em Direito Público e, atualmente, cursando especialização em Auditoria Governamental. Analista Judiciário do Poder Judiciário de Mato Grosso desde 1994 e atua como Dirigente da Auditoria Interna – 1.º mandato. Fomentou a implantação do IA-CM no TJMT que resultou na aprovação da Resolução TJMT-OE 01/2024. Participou de diversas capacitações voltadas para a auditoria governamental, destacando-se: Auditoria Interna da Perspectiva Governamental e a Ferramenta de Maturidade IA-CM pela CGU; Auditoria baseada em riscos pelo TCU - Etapas I e II; Gestão de Riscos e Controles Internos realizado pela Negócios Públicos; Formação de Auditores Internos - Nível básico
- AUDI 1 e AUDI 2 pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA), entre outros. Palestrante do Estudo de Casos – Experiências Práticas na Avaliação da Maturidade da Auditoria Interna, no Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário – Ed. 2024, realizado pelo CNJ em agosto de 2024. É membro eleito do Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário – SIAU-Jud, biênio 24/25. Tem formação em Coaching integrativo pela AICIS, Professional & Self Coach pelo IBC, Leader Coach pelo IBC, além de Programação Neurolinguística pelo instituto VOCÊ, entre outros.

Referências

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução CNJ n. 308, de 11 de março de 2020.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Diretrizes Técnicas das Atividades de Auditoria Interna Governamental do Poder Judiciário, aprovadas pela Resolução CNJ n. 309, de 11 de março de 2020.

BRASIL. CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO. Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna do Poder Executivo Federal, aprovado pela Instrução Normativa n. 03, de 9 de junho de 2017.

BRASIL. CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO. Deliberação CCCI n. 1/2019, aprovada pela Portaria CGU n. 777, de 18 de fevereiro de

CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE INTERNO. Resolução Conaci n. 06, de 27 de setembro de 2019.

THE INSTITUTE OF INTERNAL AUDITORS. Internal Audit Capability Model for the Public Sector. Internal Audit Foundation. 2017.

INSTITUTO DOS AUDITORES INTERNOS DO BRASIL. Normas Globais de Auditoria Interna. 2024.

GOIÁS. Decreto n. 9.406 , de 18 de fevereiro de 2019. Institui o Programa de Compliance Público no Poder Executivo do Estado de Goiás e dá outras providências.

GOIÁS. Lei n. 20.986, de 06 de abril de 2021. Dispõe sobre a organização, as funções e a carreira específica da Controladoria-Geral do

Estado, também sobre os Sistemas de Controle Interno, de Ouvidoria e de Correição. Disponível em: https://legisla.casacivil.go.gov.

br/pesquisa_legislacao/103930/lei-20986.

GOIÁS. Portaria n. 163/2024. Estrutura as Ações de Controle realizadas pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás na Administração Direta e Indireta do Poder Executivo do Estado de Goiás, na condição de Órgão Central do Sistema de Controle Interno. Disponível em: https://goias.gov.br/controladoria/wp-content/uploads/sites/31/2024/09/ SEI_GOVERNADORIA-64320352-Portaria.pdf.

THE INSTITUTE OF INTERNAL AUDITORS. Modelo das Três Linhas do IIA 2020. Uma atualização das três linhas de defesa.

Disponível em: https://www.theiia. org/globalassets/documents/resources/the-iias-three-lines-model-an-update-of-the-

-three-lines-of-defense-july-2020/three-lines--model-updated-portuguese.pdf.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

JUBÉ, A. F., LUCAS RIBEIRO DE ÁVILA, D., FILGUEIRAS DE PAULA, S., & CORRÊA, W. (2024). EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS NA AVALIAÇÃO DE MATURIDADE DA ATIVIDADE DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL. Anais Do Fórum Permanente De Auditoria Do Poder Judiciário, 2(2), 31–42. Recuperado de https://www.cnj.jus.br/ojs/forumpermanenteauditoriapj/article/view/716