logo_cnj
Busca JurisprudênciaLista Toda a Jurisprudência Login
Detalhes da Jurisprudência
Número do Processo
0001814-91.2011.2.00.0000
Classe Processual
PP - Pedido de Providências - Conselheiro
Subclasse Processual
RA – Recurso Administrativo
Relator
FELIPE LOCKE CAVALCANTI
Relator P/ Acórdão
Sessão
127ª Sessão Ordinária
Data de Julgamento
24.05.2011
Ementa
RECURSO ADMINISTRATIVO NO PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS. CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. ALEGAÇÃO DE AFRONTA AO ART. 37, § 1º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. UTILIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MELHORA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO PODER JUDICIÁRIO. DECISÃO MONOCRÁTICA QUE DETERMINOU O ARQUIVAMENTO DOS AUTOS. RECURSO CONHECIDO A QUE SE NEGA PROVIMENTO.
1 - A proibição da publicação de nomes e imagens que preceitua art. 37, § 1º, da Constituição Federal, não é generalizada, uma vez que só se caracteriza quando evidente a intenção de autopromoção à custa do dinheiro público.
2 - A publicidade dos atos, programas, serviços e campanhas dos órgãos públicos, se consubstancia em um dever do administrador, além de se revelar como verdadeiro direito do cidadão, já que fortalece a cidadania e, no caso concreto, pretende divulgar e difundir o acesso ao Poder Judiciário.
3 - Recurso conhecido a que se nega provimento.
Certidão de Julgamento (*)
“O Conselho, por unanimidade, negou provimento ao recurso, nos termos do voto do Relator. Ausentes, justificadamente, os Conselheiros Leomar Barros Amorim e Morgana Richa. Presidiu o julgamento o Ministro Cezar Peluso. Plenário, 24 de maio de 2011.”
Inform. Complement.:
Vide Ementa
Classe VotoEmentaConselheiro
Referências Legislativas
ANO:1988 CF ART:37 PAR:1
Inteiro Teor
Download