logo_cnj
Busca JurisprudênciaLista Toda a Jurisprudência Login
Detalhes da Jurisprudência
Número do Processo
0000148-89.2010.2.00.0000
Classe Processual
PCA - Procedimento de Controle Administrativo
Subclasse Processual
Relator
JORGE HÉLIO CHAVES DE OLIVEIRA
Relator P/ Acórdão
Sessão
113ª Sessão Ordinária
Data de Julgamento
28.09.2010
Ementa
PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO – TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – REENQUADRAMENTO – ESCRIVÃO – ANALISTA JUDICIÁRIO – RESPONSÁVEL POR SERVENTIA – IMPROCEDENTE – DETERMINAÇÃO DE OFÍCIO.
1. A incorporação de vantagens pecuniárias adquiridas na posse do antigo cargo efetivo de Escrivão não implica a vinculação dos Analistas Judiciários à função de direção das serventias judiciais.
2. O exercício de função de confiança é de livre nomeação e exoneração, cabendo aos Tribunais, pela autonomia que lhes é assegurada constitucionalmente, eleger os servidores que melhor poderão desempenhar referidas funções.
3. A Lei Estadual que fixa critérios para exercício da função de Escrivão não pode ser atendida pelo Tribunal, por impossibilidade fática (ausência de servidores integrantes da última classe e padrão da carreira de Analista Judiciário). Necessidade de regulamentação, nos termos da Lei Estadual 4.620/2005.
4. Pedido julgado improcedente, e, de ofício, determinação de edição de ato normativo regulamentando as nomeações dos Escrivães Titulares, Substitutos e Responsáveis pelo Expediente, nos termos da Lei Estadual 4.620/2005.
  
Certidão de Julgamento (*)
“O Conselho, por unanimidade, julgou improcedente o pedido, nos termos do voto do Relator. Ausente, justificadamente, o Conselheiro Marcelo Nobre. Presidiu o julgamento o Ministro Cezar Peluso. Plenário, 28 de setembro de 2010.”
Inform. Complement.:
vide ementa
Classe VotoEmentaConselheiro
Referências Legislativas
LEST-4620 ANO:2005 ART:5 PAR:1º ORGAO:'RIO DE JANEIRO'
LEST-4620 ANO:2005 ART:14 ORGAO:'RIO DE JANEIRO'
Inteiro Teor
Download