logo_cnj
Busca JurisprudênciaLista Toda a Jurisprudência Login
Detalhes da Jurisprudência
Número do Processo
0003539-66.2021.2.00.0000
Classe Processual
PP - Pedido de Providências - Corregedoria
Subclasse Processual
Relator
LUIS FELIPE SALOMÃO
Relator P/ Acórdão
Sessão
17ª Sessão Ordinária de 2023
Data de Julgamento
14.11.2023
Ementa
PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS. POSSÍVEL COMETIMENTO DE INFRAÇÃO FUNCIONAL NA CONDUÇÃO DE AÇÃO DE USUCAPIÃO DE IMÓVEL MILIONÁRIO. CELERIDADE INCOMUM. JULGAMENTO PREMATURO. SENTENÇA PROFERIDA APÓS O ENCERRAMENTO DA DESIGNAÇÃO DA MAGISTRADA PARA ATUAR NA COMARCA. VIOLAÇÃO, EM TESE, DOS DEVERES DE CAUTELA, DE PRUDÊNCIA E DE IMPARCIALIDADE. SITUAÇÃO FÁTICA SUPOSTAMENTE RELACIONADA COM OS CRIMES INVESTIGADOS NA OPERAÇÃO FAROESTE. INSTAURAÇÃO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR, COM AFASTAMENTO CAUTELAR DA MAGISTRADA.
1. Pedido de providências instaurado em virtude da notícia de abertura, na origem, de sindicância em desfavor da então Juíza de Direito C. da C. S. L., que teria cometido faltas funcionais na condução de ação de usucapião extraordinária ajuizada, na Comarca de São Desidério/BA, por pessoa investigada em feito relacionado à denominada Operação Faroeste.
2. A maioria dos integrantes do Pleno do TJBA deliberou pelo arquivamento da referida sindicância, rejeitando a proposta, do então Corregedor, de instauração de PAD contra a sindicada.
3. À luz do disposto nos incisos III e V do § 4º do artigo 103-B da Constituição de 1988, quando o Tribunal local não procede à instauração de PAD (determinando, consequentemente, o arquivamento da investigação preliminar), exsurge a competência originária do CNJ para reavaliar tal decisão, e não a competência revisional materializada na figura da Revisão Disciplinar (RevDis) prevista no artigo 82 e seguintes do Regimento Interno (CNJ - REVDIS - Processo de Revisão Disciplinar - Conselheiro - 0004541-76.2018.2.00.0000 - relator LUIS FELIPE SALOMÃO - 361ª Sessão Ordinária - julgado em 6/12/2022).
4. Em outras palavras: se o CNJ – no exercício de sua competência correcional – discordar de uma decisão que houver rejeitado a instauração de PAD, não se estará propriamente diante de uma revisão disciplinar (sujeita ao prazo decadencial de um ano), mas sim de uma apuração originária (ou direta) regida pelo prazo “prescricional” de cinco anos, nos termos do caput do artigo 24 da Resolução CNJ n. 135/2011.
5. Na hipótese dos autos, constata-se a existência de indícios suficientes do cometimento de infração funcional pela magistrada na condução da ação de usucapião, tendo em vista: (i) a rapidez incomum imprimida em demanda de trâmite costumeiramente demorado, com deliberada inobservância do devido processo legal, em especial a citação dos confrontantes e do Estado da Bahia (que impugnou a natureza privada do bem); e (ii) a aparente parcialidade derivada da prolação de sentença de procedência em data em que a reclamada não mais detinha jurisdição na comarca.
6. Diante desse quadro, afigura-se necessária a instauração de PAD a fim de viabilizar a investigação ampla e aprofundada da conduta supostamente ilícita imputada à magistrada.
7. O afastamento cautelar da magistrada revela-se recomendável, ante a gravidade dos fatos (supostamente relacionados à esquema de venda de sentenças investigado na Operação Faroeste) e o evidente descrédito do Poder Judiciário caso ela continue a exercer o cargo de Desembargadora do TJBA, o que poderá inclusive impactar na regularidade dos trabalhos da câmara cível que integra.
8. Instauração de PAD em desfavor da Desembargadora C. da C. S. L. com a imposição de afastamento cautelar do cargo.
Certidão de Julgamento (*)
O Conselho, por unanimidade, determinou a abertura de processo administrativo disciplinar (PAD) em desfavor da desembargadora, com afastamento cautelar do cargo, aprovando desde logo a portaria de instauração do PAD, nos termos do voto do Relator. Ausente, em razão da vacância do cargo, o representante da Câmara dos Deputados. Presidiu o julgamento o Ministro Luís Roberto Barroso. Plenário, 14 de novembro de 2023.
Inform. Complement.:
Classe VotoEmentaConselheiro
Referências Legislativas
ANO:1988 CF ART:103 LET:B PAR:4º INC:III INC:V INC:VIII
LCP-35 ANO:1979 ART:27 PAR:3º ART:35 INC:I
REGI ART:74 ORGAO:'CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA'
RESOL-60 ANO:2008 ART:1º ART:4º ART:8º ART:24 ART:25 ORGAO:'CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA'
RESOL-135 ANO:2011 ART:14 PAR:1º PAR:2º ART:15 PAR:7º ART:24 PAR:1º ORGAO:'CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA'
Precedentes Citados
CNJ Classe: REVDIS - Processo de Revisão Disciplinar - Corregedoria - Processo: 0004541-76.2018.2.00.0000 - Relator: LUIS FELIPE SALOMÃO
CNJ Classe: REVDIS - Processo de Revisão Disciplinar - Conselheiro - Processo: 0005031-06.2015.2.00.0000 - Relator: VALDETÁRIO ANDRADE MONTEIRO
Vide
MS 39503/DF STF - MIN. DIAS TOFFOLI
Inteiro Teor
Download