logo_cnj
Busca JurisprudênciaLista Toda a Jurisprudência Login
Detalhes da Jurisprudência
Número do Processo
0005787-54.2011.2.00.0000
Classe Processual
PP - Pedido de Providências - Conselheiro
Subclasse Processual
Relator
BRUNO DANTAS
Relator P/ Acórdão
Sessão
17ª Sessão Extraordinária
Data de Julgamento
12.03.2012
Ementa
" medida impugnada no presente procedimento foi implementada pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) com o intuito de ajustar o organograma do judiciário baiano à realidade das demandas judiciais das comarcas interioranas e aos limites prudenciais impostos pela Lei de responsabilidade Fiscal.
Na espécie, ao que se observa, não se afigura conveniente, razoável e oportuna a manutenção de uma comarca com demanda anual inferior a 100 (cem) processos cíveis e criminais, em detrimento de outras unidades que, a despeito de acumularem dezenas de milhares de processos, não têm praticamente estrutura alguma.
Por outro lado, entendo que o ato impugnado ostenta critério discricionário do judiciário local, só sendo passível de sofrer a interferência deste Conselho em caso de afronta ao princípio da legalidade, o que, a toda sorte, não foi alegado. Afora essa circunstância, e ressalvadas outras hipóteses excepcionais, tenho que esta Casa não pode se imiscuir no mérito administrativo dos praticados pelos judiciários dos Estados, com esteio em razões de conveniência e oportunidade, sobretudo quando em conformidade com os princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência.
Pedido julgado improcedente". (Trecho do voto do Cons. Rel. Bruno Dantas)
Certidão de Julgamento (*)
“O Conselho, por unanimidade, julgou improcedente o pedido, nos termos do voto do Relator. Ausente, justificadamente, o Ministro Cezar Peluso. Presidiu o julgamento o Ministro Ayres Britto. Plenário, 12 de março de 2012.”
Inform. Complement.:
vide ementa
Classe VotoEmentaConselheiro
Inteiro Teor
Download