logo_cnj
Busca JurisprudênciaLista Toda a Jurisprudência Login
Detalhes da Jurisprudência
Número do Processo
0004487-37.2023.2.00.0000
Classe Processual
PP - Pedido de Providências - Conselheiro
Subclasse Processual
Relator
PABLO COUTINHO BARRETO
Relator P/ Acórdão
Sessão
8ª Sessão Virtual de 2024
Data de Julgamento
24.05.2024
Ementa
PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA. PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO. VEDAÇÃO DE ACESSO AO PROTOCOLO DO MÓDULO NACIONAL DE INTEROPERABILIDADE (MNI). IMPOSSIBILIDADE. FORMALIZAÇÃO DE TERMO DE COOPERAÇÃO COM A FINALIDADE DE ACESSO A FUNCIONALIDADE DO MNI PARA FINS DE PROTOCOLO E CONSULTAS PROCESSUAIS. PROCEDÊNCIA DO PEDIDO.
1. Trata-se de pedido de providências (PP) que questiona decisão da Presidência do TJBA, que indeferiu o pedido de acesso ao Sistema Processual Judicial Eletrônico (PJe) por intermédio do Módulo Nacional de Interoperabilidade (MNI).
2. O MNI foi criado com o propósito de ser o padrão nacional de integração de sistemas de PJe, notadamente para atendimento de usuários corporativos como instituições financeiras e grandes escritórios de advocacia.
3. O uso do MNI apresenta vantagens quando comparado à alternativa de acesso à interface do sistema PJe por meio de aplicações de automação.
4. Abusos quanto ao uso da ferramenta devem ser tratados a partir do caso concreto.
5. Determinação ao TJBA que viabilize a formalização de Termo de Cooperação com a finalidade de acesso a funcionalidade do MNI para fins de protocolo e consultas processuais.
6. Pedido julgado procedente.
Certidão de Julgamento (*)
O Conselho, por unanimidade, julgou procedente o pedido o pedido para determinar ao TJBA que viabilize a formalização de Termo de Cooperação com a finalidade de acesso a funcionalidade do MNI para fins de protocolo e consultas processuais, nos termos do voto do Relator. Presidiu o julgamento o Ministro Luís Roberto Barroso. Plenário Virtual, 24 de maio de 2024.
Inform. Complement.:
Classe VotoEmentaConselheiro
Inteiro Teor
Download