Timbre

Poder Judiciário 

Conselho Nacional de Justiça


 

Informação SEDUC 1909734

Processo: 08484/2024

Assunto: Autorização de Evento Externo

 

1. Trata-se de solicitação da Secretaria de Orçamento, Finanças e Contabilidade (SOF) para a participação dos seguintes servidores no curso Principais Regularizações Contábeis, promovido pela Associação Brasileira de Orçamento Público CNPJ: 00.398.099/0001-21 (1907448):

Mat.

Nome

Cargo/Função

1782

Maria Mirtes de Lima

Analista Judiciário - Área de Contabilidade

2453

Paulo Henrique Pinto de Oliveira

Analista Judiciário - Área de Contabilidade

2. O treinamento será realizado de 2 a 6 de setembro de 2024, das 14h às 18h, na modalidade on-line ao vivocom carga horária total de 20 horas (1907446).

3. Em relação à necessidade de capacitação, ou ao problema que se pretende solucionar com esta ação de capacitação, a unidade demandante argumenta (1907448, item 1):

"A execução no SIAFI pode acarretar erros, anulações de saldos, retificação de informações, desse modo, o conhecimento das ferramentas de ajuste que o Sistema disponibiliza compõe a capacidade técnica do operador. O SIAFI é um sistema em constante evolução e adaptação às normas que entram em vigência no país, tanto no âmbito contábil como fiscal. Desse modo, a capacitação continuada dos servidores que atuam na área de execução orçamentária e financeira é essencial. Além disso, a educação continuada viabiliza a melhora dos processos internos, e a independência da Seção em solucionar pendências no Sistema SIAFI".

4. Esta unidade, responsável pelo planejamento e execução do Programa Anual de Ações de Educação Corporativa, em cumprimento ao inciso I, art. 19, IN n.° 35/2015, informa que não há previsão de realização de evento interno com o mesmo conteúdo programático no corrente ano, tendo em vista que as capacitações planejadas para o ano de 2024 serão realizadas conforme estabelecido no Projeto Pedagógico Institucional - PPI (1750041).

4.1 Quanto à pesquisa de mercado, a unidade demandante identificou proposta similar, com a mesma carga horária e conteúdo, porém com valor superior ao da proposta escolhida (1890212). 

4.2 Sobre a natureza singular da capacitação e a notória especialização dos instrutores e da empresa promotora do evento, a unidade demandante afirma (​​​​​​​1907448, itens 7 e 9):

"Eu desconheço outras instituições que oferecem o curso. A empresa prestadora de serviços de capacitação na área, via de regra, contrata profissionais que atuam na área, como servidores na Secretaria do Tesouro Nacional, do Tribunal de Contas da União e da Controladoria Geral da União".

5. Informa-se, adicionalmente, que conforme a solicitação de participação em evento externo juntada a este processo (1907448), os servidores não estarão de férias ou licença capacitação no período do evento nem participaram, nos últimos seis meses, de capacitação similar custeada pelo CNJ, o que cumpre o estipulado no inciso II, art. 19, IN 35/2015.

6. A unidade demandante ressalta que a capacitação visa preencher lacunas de competências relacionadas a novos processos ou normas (​​​​​​​​​​​​​​1907448, itens 2 e 3):

"O curso atende a lacunas de categoria Técnica, constante do Sistema de Gestão de Competências: Apropriação da Despesa - Registrar os dados no SiafiWEB, gerar o Documento Hábil e seu compromissos correspondentes, conforme prévio conhecimento do Manual do Plano de Contas Aplicadas ao Serviço Público e orientações da Secretaria do Tesouro Nacional com atenção e assertividade e outras".  

7. Considerando-se como parâmetro o Manual de Organização deste Conselho (1512146), a unidade demandante enumera as seguintes atribuições que serão impactadas com a realização da ação de capacitação (​​​​​​​​​​​​​​1907448, item 4):

"As atividades de planejamento, execução, controle e avaliação de operações contábeis relacionadas com a programação e execução orçamentária, financeira e patrimonial".

8. Observa-se que os conhecimentos abordados no evento guardam relação com as atribuições e competências da unidade e proporcionarão uma atualização dos conhecimentos dos servidores, conforme estipulam os incisos I e II do art. 6º, IN n° 35/2015 (1029796).  

9. Ademais, mediante consulta ao Sistema de Gestão de Competências - GESTCOM (​​​​​​​​​​​​​​1908263), o conteúdo do treinamento abarca as lacunas de competência da SOF: Registro da Regularização de Despesas - Realizar registros de regularização da execução da despesa no SIAFI (reclassificação para adequação de registros orçamentários, contábeis e patrimoniais) , documentando no respectivo processo administrativo, respeitando legislação vigente, normas da organização e instrução processual interna, conforme prévio conhecimento do Manual do Plano de Contas Aplicadas ao Serviço Público e orientações da Secretaria do Tesouro Nacional com atenção e assertividade. patrimoniais) , documentando no respectivo processo administrativo, respeitando legislação vigente, normas da organização e instrução processual interna, conforme prévio conhecimento do Manual do Plano de Contas Aplicadas ao Serviço Público e orientações da Secretaria do Tesouro Nacional com atenção e assertividade; Apropriação da Despesa - Registrar os dados no SiafiWEB, gerar o Documento Hábil e seu compromissos correspondentes, conforme prévio conhecimento do Manual do Plano de Contas Aplicadas ao Serviço Público e orientações da Secretaria do Tesouro Nacional com atenção e assertividade; Identificar informações para Pagamento da Despesa - Identificar as informações necessárias para gerar o Documento Hábil no SiafiWeb (situação de registro orçamentário, informações contábeis, situações e códigos de receita de dedução ou encargo, quando houver, tipos de compromisso de pagamento etc); com assertividade e atentando-se à prioridade conforme prazos e valores exigidos na legislação vigente e regulamentação interna; Conformidade Contábil - Registrar a conformidade Contábil das contas contábeis da Organização mensalmente conforme Manual SIAFI.

9.1 Cumpre informar o disposto no Projeto Pedagógico Institucional - 2024 (1750041) que as competências técnicas, por sua natureza específica, podem não abarcar número de servidores suficientes para serem realizadas por meio de capacitação interna e assim serão trabalhadas por meio de contratação de empresa externa, como é o caso em questão.

10. O Doc. 1908274 apresenta o currículo da instrutora:

Rosaura Haddad Barros: Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UNB. Graduação em Administração pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Pós-Graduação em Análise de Sistemas pela FUNCEP. De 1991 a 1995 e de 2004 a janeiro de 2012 atuou como Contadora Chefe Responsável da Setorial Contábil, da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República - CISET/PR, responsável por orientação aos gestores quanto aos registros dos atos de gestão orçamentária, financeira e patrimonial, responsável pelos treinamentos de SIAFI OPERACIONAL, SIAFI GERENCIAL, CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO e EXECUÇAO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA, para todas as Unidades jurisdicionadas á Presidência da República, incluindo Administração Direta e Indireta, análise mensal dos balanços, e registro da conformidade contábil. Desde janeiro/2012 atua como Supervisora na CISET/PR, com as mesmas atribuições acima mencionadas. Foi Contadora Chefe Responsável da Setorial Contábil, da Imprensa Nacional, órgão pertencente á Casa Civil, responsável por orientação aos gestores quanto aos registros dos atos de gestão orçamentária, financeira e patrimonial, responsável pelos treinamentos de SIAFI OPERACIONAL, SIAFI GERENCIAL, CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO e EXECUÇAO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA, análise mensal dos balanços e registro da conformidade contábil. Foi servidora da Secretaria do Tesouro Nacional da Coordenação de Contabilidade Geral do Governo Federal – CCONT/STN no período de 1987 a 1995, tendo participado da implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI, criação de contas e eventos, bem como orientação a todas as Unidades Gestoras sobre os registros dos documentos, acertos/estornos, tendo ministrado vários treinamentos sobre o SIAFI desde 1991. 25 anos de experiência na área de execução orçamentária, financeira e patrimonial no Setor Público, dos quais 8 anos responsável pela instauração de Tomada de Contas Especial - TCE e treinamentos sobre como elaborar TCE na Coordenação-Geral de Contabilidade e Avaliação – COAVA/CISET/SG/PR (2004 – 2012). Autora do Livro “Contabilidade Pública”, Universidade Aberta do Brasil – UAB/MEC/CAPES/UFSC, adotado por 74 Universidades Federais e Estaduais no Brasil, bacharelado em Administração Pública. Ativa participação como multiplicadora nas recentes modernizações do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi e na implantação do Siafi-Gerencial.  Ativa participação como multiplicadora das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, constantes no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP. Capacitação de gestores públicos em todo o País nas esferas federal, estadual e municipal. Ex-Professora da disciplina de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Administração Orçamentária e Financeira em cursos de graduação. Professora dos Cursos de Siafi Operacional, Siafi-Gerencial e Orçamento Público na ENAP, ESAF, FGV, TCU, TRE, TRF, TST, MPU, TRT/RJ, CENTRESAF/RJ. 

11. Por oportuno, informa-se que a despesa se enquadra na classificação contábil 33.90.39-48 - Serviço de Seleção e Treinamento - e o valor total do investimento é de R$ 3.200,00 (três mil e duzentos reais), conforme proposta (​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​1909711).

12. O valor negociado para o CNJ ficou de acordo com o valor de eventos similares, cobrados pela empresa, em relação a outras instituições públicas, conforme tabela abaixo:  

Evento a ser contratado

Órgão

 Valor total

Vagas

Modalidade

Carga horária 

Valor unitário 

CNJ

R$ 3.200,00

2

Online ao vivo

20h

R$ 1.600,00

Mesmo evento ofertado a outras instituições públicas - comparação de preços (​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​1908266​​​​​​​)​​

Instituição

Valor total

Vagas

Modalidade

Carga horária

Valor unitário

Secretaria de Economia e Finanças

R$ 3.200,00

2

Online ao vivo

20h

R$ 1.600,00

Universidade Federal do Pará

R$ 1.600,00

1

Online ao vivo

20h

R$ 1.600,00

Centro de Serviços Compartilhados - MGI

R$ 4.800,00

3

Online ao vivo

20h

R$ 1.600,00

Valor médio

 

R$ 1.600,00

13. Foram anexados o Estatuto Social (​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​1908276), bem como as certidões de regularidade fiscal e trabalhista da empresa (​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​1908269).

14. É entendimento pacificado em jurisprudência do Tribunal de Contas da União que a contratação de cursos abertos de treinamento ou aperfeiçoamento de pessoal ocorre por inexigibilidade, conforme Decisão 439/1998. A contratação direta requerida atenderá à necessidade de capacitação dos servidores do CNJ, mediante aquisição de uma vaga integrante do conjunto de vagas, o que torna o curso economicamente viável aos cofres públicos. A aquisição do número de vagas pretendidas nesta contratação é a opção mais vantajosa para a Administração Pública, em relação àquela consubstanciada na contratação de fornecedor para promover o curso de forma exclusiva para os servidores do CNJ.

15. Destaca-se que a referida solicitação de capacitação contempla as recomendações da Secretaria de Auditoria, proferidas na Informação nº 139/2013 - SCI/Presi/CNJ - Da Inscrição de Servidores em Cursos Abertos a Terceiros (1029802). Cabe ressaltar os itens 35 a 37 da referida Informação, que dissertam sobre a contratação de eventos externos por inexigibilidade, em razão da inviabilidade de competição e de fatores inerentes à ocorrência do evento, tais como o período do curso, a eventualidade, a possibilidade de demora ou a não realização posterior de evento similar.

16. Cumpre, por fim, salientar que, conforme art. 95 da Lei n. 14.133/21:

Art. 95. O instrumento de contrato é obrigatório, salvo nas seguintes hipóteses, em que a Administração poderá substituí-lo por outro instrumento hábil, como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço (Grifo nosso):

I - dispensa de licitação em razão de valor;

II - compras com entrega imediata e integral dos bens adquiridos e dos quais não resultem obrigações futuras, inclusive quanto a assistência técnica, independentemente de seu valor (Grifo nosso).

17. Ressalto que, em atendimento ao Relatório de Auditoria nº 2/2018, a Lista de Verificação SEDUC será juntada aos autos após informação de disponibilidade orçamentária.

18. Diante do exposto, entendemos ser possível a contratação do evento, e, nesse sentido, remetemos os autos à Seção de Planejamento Orçamentário - SEPOR, para informar a disponibilidade orçamentária no valor de R$ 3.200,00 (três mil e duzentos reais), referente à participação dos servidores da SOF no referido evento.

19. Após, favor retornar os autos para providências relativas a esta Seção.

 

Respeitosamente,

 

 

Daniela Rodrigues Nunes do Nascimento
Chefe da
Seção de Educação Corporativa em Substituição

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por DANIELA RODRIGUES NUNES DO NASCIMENTO, CHEFE DE SEÇÃO EM SUBSTITUIÇÃO - SEÇÃO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA, em 17/07/2024, às 16:04, conforme art. 1º, §2º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no portal do CNJ informando o código verificador 1909734 e o código CRC 6EE55211.




08484/2024 1909734v10