Atenta à disseminação de notícias falsas, a sociedade civil organizada entende que a verdade é o melhor remédio contra a proliferação de conteúdo inverídico.

Diante disso, representantes da imprensa brasileira, das associações da magistratura e dos tribunais superiores, decidiram unir-se em um Painel Multissetorial cujo objetivo fundamental é alertar e conscientizar a população dos perigos do compartilhamento de informações duvidosas.
Os integrantes do Painel contribuirão para o projeto dentro de sua área de atuação e com as ferramentas que já dispõem, respeitando-se as especificidades de cada membro.

Uma das iniciativas da Painel foi unir-se à campanha #FakeNewsNão, capitaneada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com tribunais superiores e entidades representativas da magistratura. Lançada em 1º de abril de 2019, a campanha visa o compartilhamento de posts, vídeos, textos, artes que esclareçam os danos provocados por dados falsos e ensinem a população a identificar publicações suspeitas, impedindo a circulação de notícias falsas. Em apenas um mês, houve mais de 2 milhões de impressões (vezes em que os tweets com a hastag #FakeNewsNão foram vistos).

Outra linha de trabalho do Painel é a checagem de fatos que sejam considerados falsos. Essa ação é necessária tendo em vista que a Justiça brasileira lida diariamente com temas sensíveis e que podem afetar a vida dos cidadãos se o teor de suas decisões for distorcido.


Parceiros: