.
Início do cabeçalho
.

Início do conteúdo

Início do conteúdo

Objetivo

files/conteudo/imagem/2019/06/92a65e164a4e35dba22d6c8eac6a2641.png

Identificar a circulação de notícias falsas relacionadas ao Poder Judiciário e esclarecer a respeito do conteúdo. Como esse objetivo, o Painel Multisetorial agrega as tarefas de monitorar informações falsas ou imprecisas sobre o Poder Judiciário e, quando identificadas, repassar aos parceiros para checagem de conteúdo. Os participantes terão a liberdade de escolher qual material checar e/ou divulgar. Identificar a circulação de notícias falsas relacionadas ao Poder Judiciário e esclarecer a respeito do conteúdo. 

Após acionadas, as agências de checagem integrantes do Painel iniciam a avaliação. Os profissionais analisam os dados oficiais e demais informações pertinentes, produzem nota com a avaliação e divulgam em seus meios de comunicação. 

Será adotado o elemento visual de um "carimbo" – Fake News Não – para constar nas imagens com a avaliação da notícia e divulgação pelos órgãos públicos interessados. Além disso, recomenda-se a utilização de hashtags como #FakeNewsNão, #FakeNewsPerigoReal, #FakeNews para compor a postagem nas redes sociais. Entretanto, nas páginas dos parceiros a metodologia seguirá a linha editorial/classificação adotada pelo próprio site. 

A intenção é estimular uma adesão cada vez maior de entidades, instituições e veículos de comunicação junto ao Painel de modo a permitir estender a checagem de conteúdo a outros Tribunais.

.