.
Início do cabeçalho
.

Início do conteúdo

Início do conteúdo

PNUD


ONU

Resolução adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 31 de maio de 2018, item 32, posiciona o Pnud para fornecer uma “função integradora” na Agenda 2030 no coração de nova geração de equipes de países, em que a experiência do Pnud é oferecida como um serviço para o sistema de desenvolvimento mais amplo, parceiros nacionais e locais.

– Item 32 (A / RES / 72 / 279.OP32 - https://undocs.org/A/RES/72/279 -

Item 32 – Solicita ao secretário-geral que garanta um sistema eficaz e eficiente de transição para um sistema de desenvolvimento das Nações Unidas reposicionado, em revigorado sistema coordenador residente, inclusive dando a devida consideração ao papel de um Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas responsivo como plataforma do sistema de desenvolvimento das Nações Unidas fornecendo uma função integradora em apoio aos países em seus esforços para implementar a Agenda 2030;

PNUD

Por que o desenvolvimento precisa de uma abordagem integrada? Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são projetados para serem universais, integrados e indivisíveis. Se os desafios enfrentados estão interligados e interdependentes, então a maneira como os examinamos e as soluções que desenvolvemos devem ser integradas e interdependentes.

O que a Reforma da ONU exige sobre a “função integradora” do Pnud? O relatório do secretário-geral reconhece o crescente número de questões complexas que não podem ser tratadas isoladamente e cita o Pnud como “um veículo-chave para apoiar a abordagem integrada, multissetorial e de múltiplas partes interessadas no coração das equipes dos países das Nações Unidas”. A resolução (A / RES / 72 / 279.OP32) posiciona o Pnud para fornecer uma “função integradora” na Agenda 2030 no coração de uma nova geração de equipes de países, em que a experiência do Pnud é oferecida como um serviço para o sistema de desenvolvimento mais amplo, parceiros nacionais e locais.

O que significa a função integradora do Pnud na prática? O Pnud promoverá soluções integradas em toda a agenda dos ODS, inclusive por meio de nossas seis soluções de assinatura. O papel de integrador dos ODS envolve visão e previsão nacional de desenvolvimento de longo prazo; planejamento de desenvolvimento de médio prazo; análise prospectiva; uma visão panorâmica do sistema de desenvolvimento; compreender e defender as interações (sinergias e compensações) entre o espectro de elementos que limitam ou melhoram os sistemas socioeconômicos, ambientais, institucionais e tecnológicos; e identificação da combinação mais apropriada de intervenções priorizadas no nível nacional para alcançar os ODS. Trata-se de conectar os ODS para garantir que a capacidade humana seja aprimorada, as pessoas se tornem o meio e o fim do desenvolvimento e ninguém seja deixado para trás.

Quatro componentes chave da função Integrador de SDG e oferecer:

• Suporte a políticas integradas: soluções de políticas integradas e personalizadas, inclusive por meio do MAPS Engagements, para uma abordagem de todo o governo aos ODS que vai além dos limites convencionais de projetos e fornece arquitetura de rede aberta e flexível que permite que os parceiros se unam, criar e aplicar em conjunto soluções integradas.

• Dados, métricas e análises de SDG: abordando as lacunas de dados para apoiar o princípio “Não deixe para trás” da Agenda 2030 e aprimorando a aplicação de instrumentos de política integrados orientados por evidências para avançar na implementação dos ODS. Isso inclui aumentar o apoio a abordagens multidimensionais para medir a pobreza e explorar a inovação em apoio ao acompanhamento participativo e à revisão do programa. revisão da Agenda 2030.

SDG Finance: gerando orientação sobre como mudar do financiamento para o financiamento dos ODS. Isso inclui a identificação de intervenções catalíticas, a agregação de financiamento e parcerias adicionais, o aumento de mecanismos de financiamento inovadores e a melhoria da eficácia dos recursos financeiros.

• Conhecimento e Inovação: responder de forma mais eficaz a desafios complexos de desenvolvimento, alavancando a rede distribuída existente de especialistas em toda a organização para descobrir rapidamente o que funciona e o que não funciona e conectando-os e aprendendo com os inovadores na nova rede de 60 países. Laboratórios do acelerador em desenvolvimento.

HIGH LEVEL

O Fórum Político de Alto Nível, plataforma central das Nações Unidas para o acompanhamento e revisão da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os ODS, prevê a participação plena e efetiva de todos os Estados Membros das Nações Unidas e Estados membros de agências especializadas.

O Un high level political Forum (hlpf) é a principal plataforma internacional para acompanhamento do progresso da Agenda 2030 e dos ODS. O tema do hlpf 2019 é Empoderando pessoas e garantindo inclusão e equidade. Será então realizada a revisão em profundidade quando ao progresso em 5 Ods, incluindo o Ods 16, que tem foco na promoção de sociedades pacíficas, justas e inclusivas. Serão analisados ainda os Ods 4,8,10 e 13.
https://sustainabledevelopment.un.org/hlpf/2019

.