Informação para Autores
Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos e todas a conferir a seção Sobre a revista e ler as políticas e orientações editoriais, bem como as Diretrizes para autores.
A Revista CNJ não cobra taxa para submissão de artigos.
Para enviar um artigo, é necessário que os autores e autoras se cadastrem no sistema antes, caso já tenha se cadastrado, basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.
Fluxo de avaliação de artigos
1. Submissão do artigo no sistema pelo autor(a).
1.1. No momento da submissão do artigo, o(a) autor(a) deve assinalar cada uma das Condições para Submissão, certificando sua ciência e cumprimento.
2. Notificação de recebimento a(o) autor(a) e verificação do preenchimento das informações de identificação e contato.
2.1. Na ausência de alguma informação, a equipe da Revista entra em contato com o(a) autor(a)para completar o cadastro.
3. Análise dos aspectos formais do artigo pela equipe técnica da Revista CNJ, conforme abaixo:
- Título em português e inglês;
- Nome do autor, mini currículo e titulação (se 1 autor, no mínimo, mestrado. Mais de 1 autor, até três autores, 1 autor deve ter mestrado).
- Resumo em português e inglês (máximo de 10 linhas).
- Palavras-chave e keywords;
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
- Espaçamento simples;
- Artigo com 15 a 25 páginas;
- Texto estruturado com introdução, desenvolvimento, conclusão e referências;
4. Verificação e exclusão de menções de autoria e anonimização do arquivo pela equipe técnica da Revista CNJ.
5. Envio do arquivo anonimizado a 2 (dois) pareceristas doutores no sistema de avaliação Double Blind Peer Review.
6. Os pareceres podem recomendar: Aceitar; Correções obrigatórias (após correção, o artigo volta ao mesmo parecerista para avaliação); Submeter novamente para avaliação (após eventuais correções apontadas no parecer, o artigo é submetido a outro parecerista); Rejeitar; Ver comentários; Submeter à outra revista.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
a) Ineditismo e originalidade do artigo (não publicado em meios impressos ou eletrônicos, tais como blogs, jornais, revistas acadêmicas ou especializadas, periódicos de grande circulação e, ainda, não divulgados pela imprensa ou pendentes de publicação; abordagens metodológicas, teóricas e empíricas inovadoras para o campo jurídico).
b) Relevância, atualidade e consonância da proposta com a linha editorial da revista;
c) Clareza e coerência do artigo.
d) A Revista CNJ não publica revisões bibliográficas de dissertações e teses ou relatos de experiência.
e) São considerados “aprovados” os artigos com a recomendação “Aceitar” emitida por 2 (dois) pareceristas. E são “rejeitados” aqueles com 2 (duas) recomendações “Rejeitar”. Nos casos em que há 1 (uma) recomendação para “Aceitar” e outra para “Rejeitar”, o artigo é enviado a um terceiro avaliador.
f) Utilização de dados e referências atuais e confiáveis.
g) Nos casos em que o parecerista recomenda “Ver comentários” ou que as correções obrigatórias não são avaliadas pelo parecerista, o artigo é encaminhado para avaliação do Comitê Editorial, também sem identificação de autoria.
7. Revisão ortográfica e de forma pela equipe de revisão da Revista CNJ, que verifica a adequação do texto à norma culta da língua portuguesa e às normas ABNT NBR 6028:2003; NBR 10520:2023; NBR 6023:2002.
8. Aprovação do artigo pelo Conselho Editorial para composição final da edição.
9. Para que seja publicado, o artigo deverá contar com dois pareceres positivos e passar pela aprovação do Conselho Editorial.
E qualquer dúvida, pode entrar em contato no e-mail revistacnj@cnj.jus.br ou no telefone (61) 2326-5266.