Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- O(a) autor(a) deverá ser pós-graduado(a) em nível de mestrado, doutorado ou pós-doutorado em qualquer área de formação.
- O artigo poderá ter autoria compartilhada. Serão aceitos artigos com até 3 (três) autores (as), desde que um dos(as) autores(as) possua Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado.
- Os trabalhos encaminhados para publicação na Revista CNJ deverão ser inéditos no Brasil e sua publicação não deve estar pendente em outros veículos de publicação, impressos ou eletrônicos.
- Após a publicação na Revista CNJ, os trabalhos poderão ser publicados em outros veículos, desde que citando a publicação original como fonte.
- Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista CNJ, em qualquer tipo de mídia impressa (papel) ou eletrônica (Internet, CD-Rom, e- book, etc.).
- Recomenda-se a utilização de processador de texto Microsoft Word 97 ou versão superior. E, caso seja usado outro processador de texto, os arquivos deverão ser gravados no formato RTF ou ODT.
- O envio de material para a Revista CNJ implicará a declaração tácita de ineditismo do estudo.
- Os autores não poderão submeter mais de um artigo ao mesmo edital.
- O texto do artigo encaminhado deverá, necessariamente, ser em português.
- A Revista CNJ segue a política de avaliação por pares e às cegas (Double Blid Peer Review), portanto, não deve haver menção de autoria no corpo do artigo.
- Haverá preferência por artigos que utilizarem informações das bases de dados de acesso público do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
- Os autores devem submeter o texto do artigo à avaliação preliminar antiplágio, mediante uso de software correspondente.
- O texto deve seguir os padrões de estilo, requisitos bibliográficos e orientações apresentadas em Diretrizes para Autores.
- Deve-se seguir as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas para resumos (ABNT NBR 6028:2021); citações (ABNT NBR 10520:2023); e referências ABNT NBR 6023:2018.
- É obrigação do(a) autor(a) acompanhar o processo de submissão por meio do sistema da Revista. A coordenação da Revista CNJ ficará à disposição dos autores por meio do correio eletrônico revistacnj@cnj.jus.br.
- Caso o artigo não seja avaliado a tempo para publicação no número atual, poderá permanecer no banco de artigos da Revista, caso seja de interesse do(s) autor(es), até sua completa avaliação, e, caso aprovado, será publicado em edições posteriores da Revista.
- A Revista CNJ não cobra taxa para submissão de artigos.
Artigos
A seção Artigos da Revista CNJ publica manuscritos originais e inéditos, os quais adotem abordagens metodológicas, teóricas e empíricas inovadoras para o campo jurídico. Atendendo ao disposto na linha editorial, são considerados critérios fundamentais na avaliação dos artigos:
1. Ineditismo e originalidade do artigo (não publicado em meios impressos ou eletrônicos, tais como blogs, jornais, revistas acadêmicas ou especializadas, periódicos de grande circulação e, ainda, não divulgados pela imprensa ou pendentes de publicação;abordagens metodológicas, teóricas e empíricas inovadoras para o campo jurídico).
2. Relevância e atualidade da proposta em consonância com a linha editorial da revista;
3. Clareza e coerência do artigo.
4. Grau de titulação do autor.
5. A Revista CNJ não publica revisões bibliográficas de dissertações e teses ou relatos de experiência.
6. Todos os artigos a serem publicados devem passar por sistema detector de plágio.
Declaração de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito à Revista CNJ, os(as) articulistas concordam com as regras a seguir:
1. Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista CNJ, em qualquer tipo de mídia impressa (papel) ou eletrônica (Internet, CD-Rom, e- book, etc.).
2. As ideias e conceitos emitidos no manuscrito são de responsabilidade de todos(as) os autores e autoras do artigo, que atestam sua conformidade com os princípios éticos exigidos e com os direitos autorais e de propriedade intelectual de terceiros.
3. Os autores mantêm os direitos autorais e os direitos totais de publicação sem restrições.
Política de Privacidade
Os dados informados na Revista CNJ serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades.
Para cadastro do usuário no sistema são solicitados: nome, e-mail, dados relacionados ao perfil acadêmico do usuário, bem como dados para a identificação no sistema, como usuário e senha. As informações são utilizadas para as seguintes demandas:
1. Realizar operações internas, incluindo solução de problemas, análise de dados e pesquisas;
2. Verificação e validação de identidade, para fins de cadastro e cumprimento da legislação;
3. Atendimento aos critérios estabelecidos pela CAPES (Qualis) para avaliação de periódicos científicos;
4. Contato com os usuários para informes da Revista CNJ.