.
Início do cabeçalho
.

Início do conteúdo

Início do conteúdo
Cerca de 1.500 processos serão digitalizados a partir de parceria com a OAB local (Divulgação/OAB-Coxim)
Cerca de 1.500 processos serão digitalizados a partir de parceria com a OAB local (Divulgação/OAB-Coxim)

A Subseção Judiciária de Coxim (MS) e a Subseção da OAB local firmaram, em 19 de dezembro, acordo para a digitalização do acervo dos processos físicos, em trâmite, na 1ª Vara Federal de Coxim. Com a medida, a unidade será a primeira Vara Federal de Mato Grosso do Sul totalmente digitalizada. A parceria é fruto de iniciativa originada na Direção do Foro e no Centro Local de Inteligência da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul (JFMS).

O Sistema PJe está em funcionamento desde 2017 em Coxim, no entanto, a Vara Federal ainda possui um acervo de 1.469 processos físicos em trâmite, a serem digitalizados a partir da volta do recesso do Judiciário.
Para o juiz federal Felipe Bittencourt Potrich, a digitalização permitirá a otimização do trabalho da Vara, o que reflete diretamente na prestação jurisdicional. Segundo o magistrado, “ao passo em que os recursos humanos vêm se tornando cada vez mais escassos com as restrições orçamentárias vigentes, a medida propiciará a automatização de inúmeras atividades cartorárias que são hoje realizadas de forma mecânica pelos servidores, permitindo a liberação de mão de obra para a atividade fim da justiça, com ganho de eficiência em benefício não só do Poder Judiciário, mas dos cidadãos e dos profissionais que atuam perante a Justiça Federal.”

Fonte: JFMS


Tópicos: Processo Judicial Eletrônico (PJe),PJe