.
Início do cabeçalho
.

Início do conteúdo

Início do conteúdo
O Projeto Ronda da Cidadania da Comarca de Pelotas está se integrando à programação oficial das comemorações dos 199 anos de Pelotas, que transcorrem no próximo mês de julho, entre os dias 1.º e 7. Com esse propósito, realizará atividade educativa no dia 7 de julho de 2011 (dia do aniversário de Pelotas), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes (rua Zumbi dos Palmares, n.º 295, bairro Navegantes), com a programação abaixo:
10h - Lançamento de Concurso de Redação com o tema: "O respeito aos idosos e a seus direitos".

10h30min - Palestra com o tema "O respeito aos idosos e a seus direitos".

A palestra será voltada aos alunos do ensino fundamental da Escola e será ministrada pelo coordenador do Projeto Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas, juiz de direito Marcelo Malizia Cabral.

O concurso de redação será desenvolvido durante os meses de julho, agosto e setembro e os três melhores trabalhos receberão como prêmio uma cesta com livros.

A premiação ocorrerá durante a Ronda da Cidadania que se realizará na Escola no dia 1.º de outubro.

Segundo o magistrado, “valorizar as comemorações do aniversário de sua cidade e colaborar com a educação de jovens é dever de todas Instituições de uma comunidade: este foi o sentimento que motivou a adesão do Projeto Ronda da Cidadania às festividades dos 199 anos de Pelotas”.

Conheça o Projeto – Coordenadas pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, as Rondas da Cidadania consistem em feiras de serviços de utilidade pública, levando informação, documentação e atendimento a toda a comunidade, gratuitamente.

Respeito aos idosos - Em caráter inovador, as Rondas da Cidadania da Comarca de Pelotas passaram a ser temáticas, sendo “O respeito aos idosos e a seus direitos” o tema do ano de 2011.

Deste modo, ao lado dos diversos serviços ofertados à comunidade, está havendo um esforço para a conscientização da população para a necessidade de se respeitar as pessoas idosas e seus direitos, o que se está realizando por meio de campanhas educativas, cartazes, oficinas, palestras e outras atividades.

Uma década de serviços - Iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça, em parceria com diversas instituições do Estado, o Projeto Ronda da Cidadania comemora neste ano de 2011, em Pelotas, seu 10.º ano de atividades. Neste período, foram realizadas 38 edições do evento, prestando-se atendimento a 44.645 pessoas e realizaram-se 576 casamentos.

Confira o calendário do ano de 2011:

9.7.2011 - Ronda da Cidadania no Município de Capão do Leão, RS.  Local: Escola Municipal Elberto Madruga, avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, n.º 1347, bairro Jardim América. Horário: das 10h às 17h.


20.8.2011 - Ronda da Cidadania no Bairro Castilhos, Pelotas, RS. Local: Parque do Trabalhador do SESI, avenida Bento Gonçalves, n.º 4825. Horário: das 10h às 17h.

1°.10.2011 - Ronda da Cidadania no Bairro Navegantes, Pelotas, RS. Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes, rua Zumbi dos Palmares, n.º 295, bairro Navegantes II.  Horário: das 10h às 17h.

22.10.2011 - Casamento Coletivo no Município de Turuçu, RS. Local: Ginásio Municipal de Turuçu. Horário: 16h.

3.12.2011 - Casamento Coletivo no Município de Pelotas, RS. Local: Prefeitura Municipal de Pelotas, localizada na Praça Coronel Pedro Osório, 101. Horário: 16h.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJRS