Últimas páginas visitadas

Cursos abertos

Gestão do Conhecimento

Carga horária: 5 horas


Ao final deste curso o aluno deverá ser capaz de:

1. Distinguir dados, informação e conhecimento;
2. Entender a diferença entre as características do modo de produção fordista e do modo de produção pós-fordista;
3. Inferir sobre as possibilidades de ação dos seres humanos nos modos de produção fordista e pós-fordista;
4. Tecer conjecturas sobre a relação fordismo – pós-fordismo – gestão do conhecimento;
5. Estabelecer conexões entre aprendizagem e conhecimento;
6. Entender os conceitos de aprendizagem de circuito simples e aprendizagem de circuito duplo;
7. Inferir sobre ações que favoreçam o desenvolvimento da aprendizagem de circuito simples e da aprendizagem de circuito duplo;
8. Entender os ambientes propícios para o desenvolvimento das aprendizagens de circuito simples e duplo;
9. presentar uma introdução ao modo de produção japonês;
10. Conceituar conhecimento tácito e conhecimento explícito;
11. Entender a espiral do conhecimento;
12. Apresentar a gênese inflexível dos Estados Modernos;
13. Incentivar a adoção de práticas que incentivem a criação de conhecimento e
14. Estimular a reflexão sobre a relação entre a gestão do conhecimento e o processo produtivo no Poder Judiciário;

Módulo 1 - Introdução à Gestão do Conhecimento: do Fordismo ao Pós-Fordismo
•    Dado, Informação e Conhecimento
•    Fordismo e Pós-Fordismo

Módulo 2 – A aprendizagem Organizacional
•    Conhecimento e Aprendizagem
o    Aprendizagem de Circuito Simples
o    Aprendizagem de Circuito Duplo
o    Organizações de Aprendizagem
 
Módulo 3 – A Espiral do Conhecimento
•    O Modo de Produção Japonês
•    Conhecimento Tácito e Conhecimento Explícito
•    Espiral do Conhecimento

Módulo 4 – A Gestão do Conhecimento no Poder Judiciário
•    A Gênese inflexível do Estado Moderno
•    Manda quem pode obedece quem tem juízo
•    Imutabilidade do conhecimento explícito no Judiciário
•    Planejamento estratégico como ferramenta de divulgação e debate sobre o objetivo comum da organização
•    Combater o isolamento – Considerar o ambiente externo
•    Não incentivar apenas “processadores de informações”
•    Compartilhar o conhecimento tácito
•    Acesso às informações

Pré-requisitos técnicos:

- Saber utilizar o navegador de internet, por exemplo, Google Chrome.
- Leitor de documentos PDF, por exemplo, Adobe Reader. Para obter a última versão do Adobe Reader, acesse o site: http://www.adobe.com/br/products/reader.html
- Aplicativo Adobe Flash Player. Para obter a última versão do Adobe Flash Player, acesse o site:http://get.adobe.com/br/flashplayer/

Atenção: Mantenha esses softwares e aplicativos sempre atualizados para visualizar adequadamente o conteúdo do curso.

Metodologia

O curso será realizado na modalidade a distância e no formato autoinstrucional, ou seja, sem a presença de um tutor.

O curso está dividido em quatro módulos e a avaliação final. A cada semana, um módulo é aberto. Fique atento ao cronograma de atividades de sua turma.

Para avançar no curso, e ter acesso ao módulo seguinte, é necessário fazer o questionário avaliativo do módulo em curso e obter nota de pelo menos 70% na atividade avaliativa.

As atividades de aprendizagem estão distribuídas entre conteúdos interativos, textos, vídeos temáticos e questionários avaliativos. Contamos ainda com um “Fórum de interação” no qual o estudante poderá interagir e trocar mensagens com os demais participantes do curso. A participação neste fórum é facultativa.

Declaração de conclusão

Será considerado aprovado o estudante que obter nota de pelo menos 70% em cada uma das atividades avaliativas.

A emissão da declaração será feita pelo próprio aluno no ambiente do curso.

SEPN Quadra 514 norte, lote 9, Bloco D CEP: 70760-544 

Telefones - 55 61 2326-5000 Horário de atendimento ao público: das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.

W3C Válido