Menu

Exemplos de Justiça

Expedição Ribeirinho Cidadão

Iniciativa da Defensoria Pública de Mato Grosso e do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), por meio do Juizado Ambiental, a Expedição Ribeirinho Cidadão tem o objetivo de prestar assistência jurídica e social, integral e gratuita, à população que reside em regiões inóspitas do Pantanal mato-grossense.

A expedição teve início em 2008, motivada pela realidade enfrentada por milhares de ribeirinhos, desassistidos de políticas públicas, sem assistência jurídica e acesso à cidadania e, na medida em que foi sendo realizada, foram incorporados novos serviços, por meio da ampliação das parcerias.

A exemplo da oitava edição, realizada em 2015, quando, além da assistência jurídica, foram emitidas carteiras de trabalho, identidade e CPF, realizados atendimentos odontológicos, oftalmológicos e de clínicos gerais, dinâmicas de consciência ambiental, doação de materiais como vestimentas, calçados e cobertores, mediante a entrega de lixo retirado das margens dos rios, consulta sobre aposentadoria, benefícios de prestação continuada, auxílio doença, laudo de perícia psicossocial e programa Bolsa Família.

O número de atendimentos superou todas as expectativas. Em 15 dias foram realizados 5.421 mil atendimentos e procedimentos, um aumento de 26,2% em relação a última edição.

A corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, conheceu o projeto durante visita à cidade de Cuiabá no último dia 14 de julho.

Confira abaixo dois vídeos sobre o projeto Expedição Ribeirinho Cidadão:

Projeto Ribeirinho Cidadão

Projeto Ribeirinho Cidadão II

SEPN Quadra 514 norte, lote 9, Bloco D CEP: 70760-544 

Telefones - 55 61 2326-5000/5001 Horário de atendimento ao público: das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.

W3C Válido